Agência de Segurança Cibernética e Infraestrutura dos EUA (CISA) foi forçada a dispensar a maior parte de sua equipe

Imagem: DC Studio/Shutterstock

Bandeira dos Estados Unidos

Tudo sobre Estados Unidos

O governo dos Estados Unidos está paralisado. Isso ocorreu após o Congresso norte-americano não conseguir chegar a um acordo para aprovar um projeto orçamentário para estender o financiamento federal.

Conhecida como shutdown, a situação força as agências federais do país a reduzir quase todas as operações. Entre elas, está a Agência de Segurança Cibernética e Infraestrutura (CISA), o que representa um sério risco para os EUA.

casa branca
Governo dos EUA está paralisado (Imagem: Artem Onoprienko/iStock)

Momento delicado para o setor

  • A agência dispensou a maior parte de sua equipe em um momento de aumento do número de ataques hackers e outras ameaças cibernéticas.
  • Muitas dessas operações são atribuídas ao governo da China, que nega qualquer tipo de ligação com os atos.
  • De acordo com informações do The Washington Post, a CISA deve manter 889 funcionários, o que representa apenas 35% da sua força de trabalho original.
  • De acordo com um porta-voz do órgão, a Agência de Segurança Cibernética e Infraestrutura “manterá as funções essenciais e continua totalmente comprometida em proteger a infraestrutura crítica do país”.

Leia mais

senhas vazadas
Diminuição das operações da agência ocorre em um momento de aumento de ataques hackers (Imagem: Song_about_summer/Shutterstock)

Lei sobre segurança cibernética não foi renovada

A reportagem ainda afirma que, por coincidência, a principal lei que protege as empresas norte-americanas de ataques cibernéticos expirou nesta semana. Este cenário deixa o país ainda mais desprotegido de possíveis crimes virtuais.

A renovação da legislação é apoiada por republicanos e democratas. Na Câmara, o projeto recebeu sinal verde, mas acabou sendo barrado no Senado justamente em função do impasse referente ao orçamento federal dos EUA.

Pessoa com capuz atrás de um notebook
Situação pode levar ao colapso da segurança cibernética dos EUA (Imagem: TwinD/Shutterstock)

O temor é que este cenário cause o colapso da segurança cibernética dos Estados Unidos. Além disso, também podem haver impactos globais, uma vez que a Casa Branca compartilha inteligência de ameaças virtuais com outras nações.

Alessandro Di Lorenzo

Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.