Olhar Digital > Pro > Empresas de tecnologia ampliam iniciativas para inclusão de mulheres
Companhias como BlaBlaCar, iFood e Siemens Energy têm iniciativas para reduzir a sub-representatividade de mulheres no setor tecnológico
Apesar de avanços, a presença feminina no setor de tecnologia segue reduzida. Segundo a Brasscom, apenas 34,2% dos profissionais da área são mulheres. Para enfrentar essa disparidade, empresas têm criado programas de mentoria, recrutamento e políticas de inclusão.
Na BlaBlaCar, o programa global de mentoria RISE já envolveu 128 colaboradoras desde 2022. No Brasil, 62% dos cargos de liderança da startup são atualmente ocupados por mulheres — entre elas, a presidente local, Tatiana Mattos, ex-participante da iniciativa.

Recrutamento de desenvolvedoras
- O iFood mantém o programa Elas São, voltado para a contratação de engenheiras e desenvolvedoras de software.
- Nas últimas edições, foram oferecidas mais de 100 vagas, distribuídas entre posições júnior e sênior.
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A Siemens Energy adota programas de formação em liderança feminina, como o Female Leadership Program Latam e o Catalyst Program, além de metas de contratação: metade das vagas de estágio são destinadas a mulheres.
A companhia também oferece benefícios ampliados, como licença-maternidade de seis meses, licença-paternidade estendida a 60 dias e subsídios para creche e babá até os quatro anos de idade dos filhos dos colaboradores.
As iniciativas refletem um movimento crescente de empresas de tecnologia para reduzir a desigualdade de gênero em um mercado ainda marcado pela predominância masculina, especialmente em cargos técnicos e de liderança.
Colaboração para o Olhar Digital
Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.
Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.