Se até poucas décadas atrás, as viagens espaciais eram apenas tema de ficção científica, hoje, além de seus objetivos científicos e tecnológicos, elas também se apresentam como um novo mercado no turismo. Nessa evolução do setor, a SERA (sigla em inglês para Agência de Exploração e Pesquisa Espacial) acaba de lançar uma plataforma no Telegram para selecionar passageiros para voar para fora da Terra com a Blue Origin.
A iniciativa é uma parceria estratégica com a empresa do bilionário Jeff Bezos, que utiliza o foguete New Shepard para realizar viagens suborbitais. Durante o voo, os passageiros chegam a atingir a chamada Linha de Kármán, limite mais aceito como início do espaço, fixado em 100 km pela Federação Aeronáutica Internacional. A essa altitude, eles experimentam alguns minutos de ausência de gravidade e veem a curvatura da Terra antes de retornar.
— Space Exploration and Research Agency (@seraspaceage) September 30, 2025
Empresa compra lotação máxima da cápsula de passageiros da Blue Origin
O aplicativo funciona como um bot interativo onde usuários de todo o mundo podem participar de desafios, acumular pontos internos chamados de SpaceDust e interagir em comunidades. O sistema de pontos eleva o candidato em um ranking, aumentando suas chances de ser selecionado. A escolha final será feita por votação comunitária em uma blockchain, a TON (The Open Network), o que, segundo a agência, democratiza o processo de decisão.
Para a missão, a SERA reservou seis assentos, ou seja, a lotação máxima da cápsula. Cinco deles são destinados a países parceiros: Brasil, Nigéria, Índia, Indonésia e Tailândia. A sexta vaga está aberta para outros países.
Em junho de 2022, o mineiro Victor Hespanha se tornou o segundo brasileiro da história a ir ao espaço e o primeiro turista espacial do país. Ele conquistou seu assento em um sorteio feito na época pela Crypto Space Agency (CSA), que utilizava criptomoedas e NFTs para financiar voos espaciais privados. Em 2024, a empresa se transformou na SERA, passando a focar em tornar a exploração espacial mais acessível ao público em geral.

Em comunicado à imprensa, o cofundador da SERA, Joshua Skurla, afirma que é a “primeira vez que um programa espacial está nas mãos das pessoas”, enquanto o presidente da TON Foundation, Max Crown, ressalta que o projeto está redefinindo a exploração espacial, tornando-a acessível para uma nova geração que utiliza as redes sociais.
“Ao se integrar instantaneamente ao Telegram, a SERA transforma as viagens espaciais de um sonho distante em uma experiência alcançável, interativa e totalmente on-chain (na blockchain)”, afirma Crown. “Este é exatamente o tipo de lançamento empolgante e transformador de cultura para o qual a TON foi criada. A plataforma demonstra o poder de nossa arquitetura para levar um programa descentralizado e com participação global para o mundo real”.
Leia mais:
- Qual foi a maior velocidade alcançada por um voo espacial humano?
- Empresa promete levar turistas para a estratosfera (de graça!)
- “Arca de Noé” do futuro: viagem de 400 anos recomeçaria a humanidade em outro planeta
O lançamento do aplicativo insere a SERA e a Blue Origin em um cenário de crescente concorrência no setor de turismo espacial. Companhias como a SpaceX, de Elon Musk, e a Virgin Galactic, de Richard Branson, também disputam esse mercado, oferecendo diferentes tipos de experiências de voo, o que sinaliza a expansão e a diversificação das opções de acesso ao espaço para o setor privado.

Como concorrer a uma viagem ao espaço
Para baixar o aplicativo e começar sua participação, siga as instruções abaixo:
- No navegador de internet do seu smartphone, acesse o link: https://t.me/sera_mission_control_bot/app (ou clique aqui) – você será redirecionado para a página de boas-vindas no Telegram;
- Selecione o botão “Getting Started” (em azul, no final da página). O aplicativo será aberto;
- Você já poderá navegar e participar do desafio pelo app.