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Parece roteiro de filme de comédia, mas aconteceu na vida real. Um táxi autônomo da marca Waymo, operado pelo Google, foi parado pela polícia ao fazer uma conversão ilegal bem na frente dos agentes durante uma operação de fiscalização de direção sob efeito de álcool e drogas na cidade de San Bruno, na Califórnia (EUA). Mas sem a presença de um motorista, as coisas não saíram exatamente como manda o protocolo.
“Os policiais pararam o veículo e contataram a empresa para informá-los sobre a falha. Como não havia motorista humano, a multa não pôde ser emitida (nossos livros de multas não têm a caixa para “robô”)”, informou o departamento no Facebook. “Esperamos que a reprogramação impeça que ele faça mais manobras ilegais.”
A Waymo diz que o sistema de direção autônoma foi “projetado para respeitar as regras de trânsito”, de acordo com um comunicado enviado ao jornal The Guardian. “Estamos analisando essa situação e estamos comprometidos em melhorar a segurança no trânsito por meio de nossos aprendizados e experiências contínuas.”

“Foi uma estreia para ambos os oficiais. Para aqueles que acreditam que estamos sendo lenientes, há uma legislação em andamento que permitirá que os executivos emitam avisos à empresa. Sejam motoristas, passageiros ou até mesmo carros autônomos, continuaremos fazendo a nossa parte para manter as ruas de San Bruno seguras”, informou a polícia.
A lei em questão foi sancionada pelo governador da Califórnia, Gavin Newsom, e entra em vigor em julho do ano que vem. O projeto permite que os policiais emitam uma “notificação de não conformidade” caso um carro autônomo infrinja as regras e exige a criação de uma linha telefônica de emergência para socorristas.

Como o veículo da Waymo opera?
O sistema é equipado com sensores de diversos tipos para que o veículo autônomo possa analisar todo o ambiente ao seu redor, o que, em tese, evitaria situações como a de San Bruno. As tecnologias são as seguintes:
- LiDAR: cria uma imagem 3D do entorno do veículo, com sensores localizados ao redor do modelo para enviar milhões de pulsos de laser em todas as direções e, em seguida, medir o tempo que eles levam para ricochetear nos objetos;
- Câmeras: oferecem ao Waymo Driver uma visão simultânea de 360° ao redor do veículo. Permitem a visualização tanto em condições de luz do dia quanto em condições de pouca luz, detectando semáforos, áreas de construção e outros objetos, mesmo a centenas de metros de distância. Os modelos Jaguar I-PACEs possuem 29 câmeras;
- Radar: usa frequências de ondas milimétricas para fornecer, ao Waymo Driver, detalhes, como a distância e a velocidade de um objeto. O radar é eficaz em condições de chuva, neblina e neve, segundo o site da empresa.

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Falhas e mais falhas
Lançado em 2009, o conceito vem passando por melhorias ao longo dos anos, mas não sem registrar falhas. No início deste ano, a empresa anunciou um recall de mais de 1,2 mil veículos após a detecção de um problema no software que estava causando colisões com correntes, cancelas e outras barreiras estacionárias nas estradas. Em um ano, a Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário (NHTSA, na sigla em inglês) dos EUA recebeu 22 denúncias de veículos que estariam violando as leis de trânsito.
Atualmente, a Waymo está disponível em cinco cidades estadunidenses: Phoenix, San Francisco, Los Angeles, Austin e Atlanta — totalizando dez milhões de viagens. Recentemente, a empresa iniciou testes em Nova York. Para o ano que vem, estão confirmadas licenças de operação em Dallas, Miami e Washington, D.C.