Olhar Digital > Pro > Google reduz times de design para focar em inteligência artificial
O Google demitiu mais de 100 funcionários da área de design em sua unidade de nuvem para reduzir custos e priorizar investimentos em IA
Tudo sobre Google
Tudo sobre Inteligência Artificial
O Google demitiu mais de 100 funcionários ligados a cargos de design em sua unidade de nuvem, segundo documentos internos obtidos pela CNBC. As funções afetadas incluíam equipes voltadas para pesquisa de experiência do usuário e desenvolvimento de plataformas e serviços.
Os papéis desempenhados por esses profissionais tinham como foco o uso de dados, pesquisas e ferramentas de comportamento de usuário para aprimorar produtos e orientar decisões de design. A medida faz parte de uma estratégia mais ampla da companhia para reduzir custos operacionais e redirecionar investimentos para infraestrutura de inteligência artificial (IA).

Demissões atingem equipes de experiência do usuário
Entre os times afetados estão os de pesquisa quantitativa de experiência do usuário e experiência de plataforma e serviços, além de áreas adjacentes. De acordo com os documentos consultados pela CNBC, alguns grupos tiveram sua força de trabalho reduzida pela metade.
A maioria dos cortes ocorreu em cargos baseados nos Estados Unidos, e parte dos funcionários recebeu a possibilidade de permanecer na empresa, desde que consigam uma nova posição até o início de dezembro. O Google, no entanto, não respondeu aos pedidos de comentário do CNBC.

Reorganização interna e foco em IA
Desde o início de 2025, a companhia vem oferecendo pacotes de saída voluntária para unidades norte-americanas e já eliminou mais de um terço dos gestores responsáveis por pequenos times. Além disso, o Google tem incentivado seus funcionários a adotar o uso de IA em atividades do dia a dia, como forma de acelerar processos internos.
A estratégia também afetou outros setores, como recursos humanos, hardware, busca, anúncios, marketing, finanças e comércio, que receberam propostas de desligamento voluntário. Em agosto, o CEO Sundar Pichai afirmou que a empresa precisa ser “mais eficiente à medida que escala, para não resolver tudo com aumento de pessoal”, conforme divulgado pela CNBC.
Cortes em outras gigantes de tecnologia
- A reestruturação não é exclusiva do Google. Outras gigantes do setor também realizaram cortes recentemente.
- Em julho, a Microsoft anunciou a demissão de 9 mil funcionários em diferentes áreas e localidades.
- A Meta também promoveu reduções em sua força de trabalho nos últimos meses.
