Conheça um dos eventos mais extremos da história da Terra

Você já deve ter ouvido falar sobre o Mar Vermelho. Na Bíblia, ele se abre em dois para que Moisés e o povo hebreu fujam dos egípcios. O Mar Vermelho também tem papel importante na história da Terra: ele já secou completamente e depois encheu de novo através de uma mega inundação, um dos eventos ambientais mais extremos que nosso planeta já viu.

Agora, um estudo reconstituiu o período que incluiu a seca e a inundação, fornecendo mais detalhes sobre como era o Mar Vermelho no passado.

Mar Vermelho visto do espaço
Mar Vermelho visto do espaço (Imagem: ISS/NASA)

Mar Vermelho já secou completamente

O Mar Vermelho se formou há cerca de 30 milhões de anos, quando a Placa Árabe e Placa Africana se separaram. No começo, ele era um mar estreito, com fendas cheias de lagos. Depois, há 23 milhões de anos, ele foi inundado pelas águas do Mar Mediterrâneo e se tornou mais amplo.

Nesse tempo, a região era rica em vida marinha – algo que fósseis antigos comprovam. Além disso, o Mar Vermelho desaguava naturalmente no Mar Mediterrâneo – o que, hoje, só acontece através do Canal de Suez, construído artificialmente.

No entanto, há 16 milhões de anos, a vida no Mar Vermelho foi completamente extinta. Segundo o IFLScience, as águas ficaram muito salgadas devido à evaporação intensa e à má circulação na região. Ele perdeu tanta água que simplesmente secou, virando uma bacia salgada que perdurou por meio milhão de anos.

Estudo recriou as condições da época a partir de fósseis e outros achados (Imagem: Communications Earth & Environment)
  • A seca terminou há cerca de 6,2 milhões de anos, quando uma mega inundação surgiu o Oceano Índico e chegou até o Mar Vermelho, enchendo a região de água novamente;
  • Na ocasião, a água restaurou as condições para o retorno da vida marinha e voltou a conectar os mares do mundo.
Evento foi um dos mais extremos da história da Terra (Imagem: Communications Earth & Environment)

Estudo reconstituiu seca e mega inundação no Mar Vermelho

Um estudo realizado por cientistas da Universidade de Ciência e Tecnologia Rei Abdullah (KAUST) e publicado na revista Communications Earth & Environment reconstituiu a mega inundação que encheu o Mar Vermelho. Eles usaram imagens sísmicas, microfósseis e técnicas de datação geoquímica para detalhar como foi a dessecação total do mar.

O que eles concluíram é que o período que incluiu a seca e a inundação do Mar Vermelho foi um dos eventos mais extremos da história da Terra. Isso ajuda a dar detalhes sobre o passado da região, que já passou por tantas mudanças.