A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) aprovou, nesta terça-feira (1º), as prestações de contas referentes ao governo de Tião Viana (PT), de 2018, e ao de Gladson Cameli (PP), de 2020. O resultado da votação foi de 15 votos favoráveis e apenas um contrário, registrado pelo deputado Emerson Jarude (Novo).

Tião Viana (PT) em transição de governo para Gladson Cameli (Progressistas). Foto: Gleilson Miranda/Secom
Jarude explicou que sua posição se deve à falta de tempo para análise prévia dos relatórios. Segundo ele, o material apresentado era extenso e exigia avaliação detalhada. “Foi anunciado no grupo hoje que aconteceria essa votação. Estranhamente, não foi divulgado para nenhum deputado o relatório dessas prestações de contas. Só uma delas tinha 13 mil páginas. Prestação de contas é algo muito sério que precisa ser analisado minuciosamente e isso, infelizmente, não foi disponibilizado por esta Casa. Então, voto contra as duas prestações de contas”, declarou ao portal Notícias da Hora.
O parlamentar acrescentou que espera mudanças no processo de tramitação: “Espero que, nas próximas, a Assembleia tenha a responsabilidade de entregar com tempo hábil para os deputados fazerem as suas análises”, afirmou.
Com a decisão, foram homologadas pela Casa Legislativa tanto as contas do último ano de Tião Viana quanto as de 2020, primeiro ano da pandemia sob a gestão de Gladson Cameli.