Com ventos de quase 200 km/h, o fenômeno climático passou por Filipinas e Taiwan antes de tocar o solo da China nesta quarta-feira (24)

O supertufão Ragasa é uma tempestade extrema no Pacífico classificada como o ciclone tropical mais poderoso do ano. Crédito: CIRA/CSU

Com ventos de quase 200 km/h, o supertufão Ragasa já é considerado o ciclone tropical mais poderoso do mundo neste ano. Após causar pelo menos três mortes nas Filipinas e 17 em Taiwan, o fenômeno climático extremo atingiu a China nesta quarta-feira (24).

Meteorologistas apontam que ele deve perder força nas próximas horas, mas ainda assim pode causar destruição em regiões chineses. A previsão aponta que ele ainda pode atingir o Vietnã e o Laos nesta quinta-feira (25).

Satélites mostram avanço do supertufão (Imagem: CIRA/CSU)

Fenômeno climático deixou milhares de desabrigados

Segundo a mídia estatal chinesa, mais de 770 mil pessoas foram evacuadas por conta da chegada do supertufão. O governo do país ainda enviou dezenas de milhares de tendas, camas dobráveis, equipamentos de iluminação e outros suprimentos de resgate para Guangdong.

Antes de chegar ao território chinês, o fenômeno atingiu as Filipinas. Mais de 8.200 pessoas ficaram desabrigadas e pelo menos três mortes foram confirmadas. Os fortes ventos e a chuva provocaram a derrubada de linhas de transmissão, causando blecautes generalizados, além de quedas de árvores e deslizamentos que bloquearam estradas.

Severe flooding caused by Typhoon Ragasa in Zhuhai, Guangdong, China 🇨🇳 (24.09.2025) pic.twitter.com/WbshQLeO3F

— Disaster News (@Top_Disaster) September 24, 2025

Já em Taiwan, o evento climático deixou 17 mortos e outros 17 desaparecidos no condado leste de Hualien após uma barreira de um lago ter transbordado e lançado uma parede de água sobre o distrito de Guangfu. A estimativa é que 60 bilhões de litros de água tenham sido liberados na tragédia.

Leia mais

The International Space Station just flew right over the eye of Super Typhoon Ragasa.

Spectacular view from space. pic.twitter.com/vuRiySmkUD

— Nahel Belgherze (@WxNB_) September 22, 2025

Um dos tufões mais violentos das últimas décadas

  • Meteorologistas estão acompanhando a trajetória do supertufão nos últimos dias.
  • O que chamou a atenção deles foi um registro feito em uma boia na região do Pacífico Noroeste.
  • No local, a pressão mínima foi de 900,3 hPa.
  • O dado espantou os cientistas em função da grande intensidade da tempestade.
  • Segundo os especialistas, isso confirma o Ragasa como um dos eventos climáticos mais violentos das últimas décadas.
  • As informações são do portal Metsul.

Alessandro Di Lorenzo

Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Flavia Correia

Redator(a)

Flavia Correia no Twitter

Jornalista formada pela Unitau (Taubaté-SP), com Especialização em Gramática. Já foi assessora parlamentar, agente de licitações e freelancer da revista Veja e do antigo site OiLondres, na Inglaterra.