Juruá Informativo

Setembro começa com calor, ventania e tempo seco no Brasil

Setembro começa com calor, ventania e tempo seco no Brasil

O mês de setembro começa com calor intenso e ar seco no Centro-Oeste, no Sudeste e no interior do Nordeste. Já no Norte, o quadro se divide entre tempo firme e chuvas frequentes.

Enquanto isso, o Sul do país vive situação oposta, sob influência de um ciclone na Argentina. O fenômeno traz rajadas de vento no Rio Grande do Sul e instabilidade crescente ao longo da semana, com pancadas de chuva que devem se espalhar de forma irregular.

Previsão do tempo: como fica o tempo neste começo de setembro no Brasil

Confira abaixo os destaques da previsão do tempo, organizados por região do Brasil:

Sul: ventania por conta de ciclone

O Sul do Brasil volta a sentir consequências de um ciclone que atua sobre a Argentina. O impacto imediato é o vento, que sopra com rajadas moderadas a fortes no Oeste e no litoral gaúcho, além da Lagoa dos Patos.

Mulher andando na rua com guarda-chuva aberto durante chuva
Além de ventania, áreas do Sul devem enfrentar chuvas irregulares nesta semana (Imagem: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

A chuva aparece de forma mais concentrada entre o Oeste e o Sul do Rio Grande do Sul, avançando depois de maneira pontual. Mas, segundo a Climatempo (via G1), o destaque será mesmo a ventania.

Sudeste: calor, sol e tempo firme

O Sudeste terá uma segunda-feira de sol e tempo firme na maioria das cidades, embora nuvens se formem ao longo do dia.

Nos próximos dias, o calor aumenta no interior da região, com termômetros entre 34 °C e 37 °C no norte e oeste paulista e em áreas de Minas Gerais. As nuvens de fim de tarde tendem a se intensificar, ainda de forma irregular.

Centro-Oeste: calor extremo

No Centro-Oeste, setembro começa com calorão e ar seco.

Centro-Oeste deve ser a região que vai enfrentar mais calor nesta semana (Imagem: Tomaz Silva/Agência Brasil)

A semana será marcada por poucas mudanças na região: calor persistente e, de forma isolada, nuvens de tempo quente com chuva mal distribuída.

Nordeste: sol e pancadas no litoral

No Nordeste, o litoral segue sob influência da umidade do mar. Estados como Pernambuco e Paraíba podem registrar volumes mais elevados de chuva em curtos períodos.

Norte: calor e pancadas de chuva

Na região Norte, o cenário é dividido. Ao norte do Amazonas e em Roraima, a chuva segue irregular, enquanto ao sul da região a tendência é de mais precipitações nos próximos dias.

Chuva deve cair em diversas áreas da região Norte neste começo de setembro (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

No sul do Amazonas, no Acre e em Rondônia, a presença de nuvens e pancadas tende a crescer, o que deve reduzir um pouco o calorão típico da região.

La Niña: fenômeno que muda o clima no mundo pode começar em 2025

Enquanto o Brasil enfrenta uma primeira semana de setembro marcada por calor no Centro-Sul e ventania no Sul, os meteorologistas já olham para um fenômeno de maior escala: o La Niña. Segundo a Administração Atmosférica e Oceânica dos Estados Unidos (NOAA), a chance de sua formação ainda em 2025 já ultrapassa os 50%, com probabilidade de atuação na primavera do Hemisfério Sul.

O La Niña é caracterizado pelo resfriamento das águas do Oceano Pacífico Equatorial, que altera a circulação atmosférica e redistribui chuvas e temperaturas. No Brasil, isso significa mais chuva no Norte e no Nordeste, o que eleva o risco de enchentes. E clima mais seco no Sul, com possibilidade de estiagem e até geadas tardias.

Especialistas lembram que o último episódio ocorreu entre 2020 e 2023. E que sinais recentes, como as temperaturas mais baixas dos últimos dias, reforçam a expectativa de retorno do fenômeno. Se confirmado, o impacto pode se estender para além da primavera, influenciando o verão. Também espera-se consequências para a agricultura, o abastecimento de água e o cotidiano nas cidades.

Sair da versão mobile