Olhar Digital > Pro > Número de indústrias que usam IA dispara no Brasil, revela IBGE
Levantamento aponta que o número de indústrias brasileiras que utilizam IA passou de 1.619 em 2022 para 4.261 em 2024
Tudo sobre Inteligência Artificial
O boom da inteligência artificial também pode ser observado aqui no Brasil. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de empresas com atuação na área industrial que utilizam a tecnologia mais que dobrou nos últimos dois anos.
O resultado é motivado pela popularização das chamadas IAs generativas. Dentro do setor, a pesquisa revela que as ferramentas são utilizadas principalmente para a automatização de processos e fluxos de trabalho.

Crescimento de 163% em apenas dois anos
Leia mais
- Adoção de IA nas empresas brasileiras está acima da média global
- Brasileiros já confiaram mais na IA, segundo pesquisa
- 9 em cada 10 jovens já usaram IA para estudar no Brasil
Adoção da IA é uma necessidade
O IBGE identificou que o uso da IA se torna mais comum à medida que aumenta o tamanho da empresa. Nos negócios com 500 ou mais empregados, 57,5% das empresas utilizam a tecnologia, superando a marca das companhias de 250 a 499 funcionários (42,5%) e das com 100 até 249 trabalhadores (36,1%).
Já as áreas que mais utilizam a inteligência artificial são administração (87,9%) e comercialização (75,2%). Outros destaques ficam para equipamentos de informática, eletrônicos e ópticos (72,3%), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (59,3%) e produtos químicos (58%).
Segundo o levantamento, os resultados são mais do que um indicativo de que as empresas buscam ganhar novos mercados. Na verdade, a adoção das tecnologias digitais avançadas é uma necessidade de sobrevivência no ambiente onde já atuam.
Quando se tem, muitas vezes, essa própria demanda dos fornecedores e dos clientes para você migrar, passar a utilizar certos tipos de tecnologias que se integrem, principalmente na logística, no processo de suprimento dessa cadeia, ou a empresa faz esse movimento ou vai ser excluída, não vai fazer parte mais dessa cadeia.
Flávio José Marques Peixoto, gerente de pesquisas temáticas do IBGE
Colaboração para o Olhar Digital
Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.