MP investiga secretário de Acrelândia por assédio moral e abuso de autoridade

As acusações apontam situações de humilhação, constrangimentos, ameaças de punição e até de demissão sem justificativa técnica

O Ministério Público do Acre (MP-AC) instaurou um inquérito civil para investigar o secretário de Educação, Cultura e Esporte de Acrelândia, Huruey Lima dos Reis, após denúncias de assédio moral contra servidores da pasta.

O secretário é investigado pelo MP/Foto: Reprodução

As acusações apontam situações de humilhação, constrangimentos, ameaças de punição e até de demissão sem justificativa técnica. Há também relatos de isolamento intencional de funcionários e suspeitas de concussão, relacionadas a ordens para que servidores realizassem serviços de interesse pessoal do gestor.

Diante das denúncias, o MP-AC encaminhou um ofício à Prefeitura de Acrelândia solicitando a abertura de um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) e recomendando que os denunciantes recebam acompanhamento pelo Centro de Atendimento à Vítima (CAV). A apuração deve incluir depoimentos do próprio secretário, de servidores e testemunhas, além da análise de documentos que possam esclarecer os fatos. A polícia local também foi acionada para investigar possíveis crimes contra a honra.

Em entrevista à Rede Amazônica Acre, o prefeito Olavo Francelino de Rezende informou que o secretário permanecerá no cargo até a conclusão da sindicância e do procedimento conduzido pelo MP. Segundo o gestor municipal, Huruey Lima considerou as denúncias exageradas e garantiu desconhecer qualquer solicitação de serviços pessoais a subordinados.

“Por enquanto ele continua. Enquanto realizamos sindicância interna e aguardamos o andamento do procedimento do MP”, declarou o prefeito.

O secretário deve apresentar um posicionamento oficial sobre o caso nesta segunda-feira (8).