Mais de R$ 15 milhões chegam ao Acre para fortalecer programa socioambiental

O aporte tem como meta reforçar políticas de preservação e ampliar as estratégias voltadas ao enfrentamento dos incêndios florestais

O estado do Acre garantiu mais de R$ 15 milhões do Fundo Brasil da ONU, destinados a ações de prevenção e combate às queimadas. O valor será aplicado na execução do Programa de Resiliência Socioambiental, que contempla áreas de proteção ambiental em diferentes regiões do estado. A informação foi divulgada pela coluna Radar Econômico, da Revista Veja.

O Acre registrou uma redução de 73% nos focos de incêndio em comparação ao mesmo intervalo de 2024/Foto: Jardy Lopes/Arquivo pessoal

O aporte tem como meta reforçar políticas de preservação e ampliar as estratégias voltadas ao enfrentamento dos incêndios florestais, sobretudo durante o período de seca, quando o risco de queimadas aumenta.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), entre janeiro e agosto de 2025 o Acre registrou uma redução de 73% nos focos de incêndio em comparação ao mesmo intervalo de 2024.

A queda expressiva foi atribuída ao fortalecimento das medidas de monitoramento ambiental e às iniciativas preventivas implementadas com o apoio de parcerias nacionais e internacionais.