Juruá Informativo

Golpes via SMS crescem com uso de antenas falsas de celular

Golpes via SMS crescem com uso de antenas falsas de celular

Sempre em busca de novos golpes, ciberecriminosos estão inovando no envio de mensagens de phishing. Segundo a Wired, agora eles estão usando torres falsas de celular, chamadas “SMS blasters”, que funcionam como torres portáteis que enganam seu celular, fazendo com que se conecte a elas.

Com isso, esses golpistas conseguem enviar um volume gigantesco de mensagens SMS contendo links maliciosos. Segundo a matéria, a polícia tailandesa afirmou que uma única dessas torres é capaz de enviar cerca de 100 mil mensagens por dia.

Golpistas estão usando torres falsas de celular para enviar milhares de golpes por SMS diariamente para os usuários. Crédito: JLStock/ Shutterstock

Torres falsas têm o tamanho de uma mochila

Normalmente, os golpistas mandavam mensagens usando listas gigantescas de números, mas, segundo a Wired, as operadoras conseguem detectar e barrar boa parte delas. Para fugir desses bloqueios, os criminosos passaram a levar a própria “torre” pela cidade e enviar as mensagens diretamente aos aparelhos que se conectam a ela.

As torres podem ficar no porta-malas de carros ou até dentro de mochilas nas costas dos golpistas, o que facilita o envio de mensagens para os celulares próximos.

Leia mais:

As torres falsas de celular podem ser transportadas em mochilas ou serem instaladas em apartamentos em andares altos para aumentar seu alcance. Crédito: K illustrator Photo/Shutterstock

A tecnologia não é nova, esse tipo de equipamento é muito usado para garantir acesso à rede de telefonia em eventos, após desastres naturais e para atender a demandas específicas, no entanto, seu uso tem sido desvirtuado.

O golpe foi identificado pela primeira vez em países do Sudeste Asiático, mas está se tornando comum na Europa e na América do Sul. No Brasil, segundo a Anatel, golpistas alugam apartamentos em andares altos de prédios, em áreas movimentadas, para espalhar as mensagens.

Como a antena falsa de celular funciona?

Embora algum conhecimento técnico ajude no uso desses dispositivos, aqueles que os operam não precisam ser especialistas.

Cathal Mc Daid, vice-presidente da Enea, empresa de telecomunicações e segurança cibernética, à Wired.

Em meio ao crescimento do número de ataques, as operadoras de telefonia tentam bloquear as mensagens antes de chegarem aos usuários. Crédito: wk1003mike / Shutterstock.com

Golpes de phishing estão em crescimento

Golpes de phishing por SMS estão aumentando, e as operadoras tentam bloquear essas mensagens antes que cheguem às pessoas. Segundo a Wired, a operadora britânica Virgin Media O2 bloqueou mais de 600 milhões de mensagens de texto com fraudes em 2025.

Ainda assim, com o uso dessas antenas falsas, criminosos conseguem superar os sistemas de detecção e chegar aos usuários.

Sair da versão mobile