Juruá Informativo

Eclipse solar parcial será visto no Brasil?

Eclipse solar parcial será visto no Brasil?

Vem aí o último eclipse de 2025 – ano que ficará marcado por quatro desses que estão entre os fenômenos astronômicos mais incríveis de se observar. A sequência começou com um lunar total, ocorrido em 14 de março, que foi visível no Brasil. Mas, será que o eclipse solar parcial que encerra a temporada também poderá ser visto por aqui?

Primeiro, vamos entender o que são eclipses. De um modo geral, eles acontecem quando a luz de um astro, própria ou recebida, é parcial ou totalmente bloqueada pela passagem de outro corpo celeste à sua frente. Os fenômenos que mais se destacam nessa categoria são os eclipses solares e lunares (mas também existem os trânsitos planetários, as ocultações estelares e outros).

Eclipse
Eclipse solar parcial em Maryland, EUA, em junho de 2021. Crédito: Jarvin Hernandez – Shutterstock

Sobre os eclipses solares:

Agora, quando à pergunta que não quer calar: vamos conseguir assistir ao eclipse solar parcial deste domingo (21) aqui no Brasil? Infelizmente, não de modo presencial – mas, graças à tecnologia, pelo menos pela internet.

Animação mostra um eclipse solar parcial (quando a sombra da Lua não cobre todo o disco do Sol). Crédito: Gifs.Eco.BR

Então, onde será?

E não é só a gente que vai ficar de fora dessa festa. Na verdade, o espetáculo terá um público muito “seleto”, composto por apenas 16,6 milhões de pessoas, o que corresponde a 0,20% da população mundial, terão essa oportunidade.

Isso porque, desta vez, a Lua “mordisca” o Sol apenas nos céus de uma faixa muito estreita do Sul do globo:

Mapa do eclipse solar parcial de setembro de 2025. Crédito: Time And Date

Leia mais:

Eclipse solar será mais tarde e mais longo que o anterior

Enquanto o evento de março foi no período da manhã (tomando como referência o fuso horário de Brasília), o de setembro será à tarde.

Naquela ocasião, o Sol começou a ser ocultado pela Lua às 5h50 e voltou a aparecer por completo às 9h43. Já desta vez, o eclipse começa às 14h29 e termina às 18h53.

Isso significa que o primeiro levou 3 horas e 53 minutos para ser concluído, com o segundo tendo 4 horas e 24 minutos de duração. Ou seja, o segundo eclipse solar parcial do ano será 31 minutos mais longo que o primeiro.

Sair da versão mobile