Desfile de 7 de Setembro terá novo trajeto e passará em frente ao Palácio Rio Branco

A programação terá início às 8h, partindo da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e seguirá até a Rádio Difusora Acreana

Pela primeira vez, o tradicional desfile cívico-militar de 7 de setembro em Rio Branco será realizado na Rua Benjamin Constant, em frente ao Palácio Rio Branco. A programação terá início às 8h, partindo da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e seguirá até a Rádio Difusora Acreana. A alteração no trajeto foi confirmada nesta quarta-feira (3), durante reunião na sala de situação da Casa Civil.

A programação terá início às 8h, partindo da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e seguirá até a Rádio Difusora Acreana: Foto/ Reprodução

Para receber o público, a organização instalará arquibancadas com capacidade total para 1.500 pessoas, distribuídas nas proximidades do Palácio e no estacionamento da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

A estrutura montada inclui ainda um ponto de embarque e desembarque na Rua Rui Barbosa, em frente à Prefeitura de Rio Branco. Os estudantes e agentes de segurança que desfilarão estarão concentrados em frente ao Colégio Estadual Barão do Rio Branco (Cerb). Haverá também banheiros químicos e pontos de abastecimento de água em locais estratégicos para garantir maior comodidade aos presentes.

O esquema de trânsito terá mudanças. A Rua Benjamin Constant será interditada a partir das 18h de sábado (6), enquanto a Rua Floriano Peixoto terá bloqueio no sentido bairro-centro a partir das 6h do domingo (7).

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Acre, coronel Charles Santos, lembrou que no ano passado a cerimônia não aconteceu devido à fumaça provocada pelas queimadas.

“Tivemos uma mudança significativa para o lado positivo, valorizando especialmente o Palácio Rio Branco e tornando a festa ainda mais bonita em 2025. No ano passado, o ambiente não permitia que todos participassem, mas, graças ao trabalho realizado por todas as agências ambientais e ao esforço do governo na prevenção das queimadas, podemos celebrar novamente o 7 de setembro, com a presença de instituições militares e civis”, destacou o coronel.