Olhar Digital > Pro > Clientes já aceitam IA no atendimento ao cliente – e às vezes até preferem
Meta-análise com 282 mil pessoas revela que chatbots são tão bem avaliados quanto humanos em várias situações
Quando compramos online, muitas vezes somos atendidos por chatbots ou assistentes virtuais que ajudam a rastrear pedidos ou processar devoluções. Mas será que os clientes realmente se importam se quem os atende é humano ou uma máquina?
Uma meta-análise internacional conduzida por Holger Roschk, da Universidade de Aalborg (na Dinamarca), e colegas da Universidade Católica de Eichstätt-Ingolstadt (na Alemanha) analisou 327 estudos com quase 282.000 participantes.
A pesquisa, publicada no Journal of Marketing, concluiu que agentes artificiais são frequentemente recebidos de forma tão positiva quanto humanos, e a diferença na experiência do cliente costuma ser menor do que se imagina.

Contexto e tipo de tarefa fazem a diferença
- Os chatbots se saem particularmente bem em situações potencialmente constrangedoras, como compras de produtos de saúde ou itens íntimos, e também em tarefas que envolvem cálculos, recomendações de tamanho ou estimativa de tempo.
- Robôs com presença física se destacam em atividades que exigem habilidades manuais, como serviço de quarto ou logística.
- Agentes artificiais também podem lidar melhor com respostas negativas, como rejeição de pedidos de empréstimo, pois a “insensibilidade” da máquina tende a desarmar o cliente.
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Humanos oferecem o que as máquinas não podem
Roschk ressalta, porém, que máquinas não substituem humanos. Empatia, espontaneidade e julgamento situacional ainda são essenciais.
A recomendação para empresas é usar IA para aliviar funcionários em tarefas repetitivas ou complexas, permitindo que os humanos se concentrem no que exige sensibilidade e discernimento.
Colaboração para o Olhar Digital
Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.