ChatGPT lança recurso para proteger jovens após caso de suicídio

Getty Images

ChatGPT pode estar incentivando crimes hediondos; psicólogos alertam
1 de 1 ChatGPT pode estar incentivando crimes hediondos; psicólogos alertam – Foto: Getty Images

A OpenAI anunciou nesta terça-feira (2/9) que o ChatGPT passará a contar com ferramentas de controle parental a partir de outubro. O objetivo é permitir que pais acompanhem como seus filhos adolescentes utilizam o aplicativo.

Com a atualização, adultos poderão vincular suas contas às dos filhos e receber notificações caso o sistema detecte sinais de “grande sofrimento” emocional no jovem usuário, informou a empresa. Além disso, será possível controlar a forma como o ChatGPT apresenta respostas para adolescentes e desativar recursos como memória e histórico.

Leia também

Segundo a OpenAI, o recurso foi desenvolvido com apoio de especialistas para “promover confiança entre pais e adolescentes”. A empresa reforçou ainda que o uso do ChatGPT é proibido para menores de 13 anos.

Processo por suicídio

A medida foi anunciada uma semana após a companhia ser processada por pais de um jovem de 16 anos que cometeu suicídio nos Estados Unidos. Eles alegam que o chatbot forneceu orientações sobre métodos de automutilação.

O controle parental integra uma iniciativa mais ampla da OpenAI para aprimorar a forma como seus modelos respondem a sinais de sofrimento mental e emocional. Nos próximos 120 dias, a empresa deve detalhar novas ações relacionadas ao tema.

1 de 4

ChatGPT

Getty Images

2 de 4

ChatGPT

Unsplash/Emiliano Vittoriosi

No início do ano, a companhia criou um conselho de especialistas em desenvolvimento juvenil, saúde mental e interação humano-computador, que também colabora com a Global Physician Network, entidade formada por mais de 250 médicos de 60 países. O grupo auxilia na avaliação do comportamento do ChatGPT em interações ligadas à saúde.

“Embora o conselho nos aconselhe sobre nossos produtos, pesquisas e decisões políticas, a OpenAI permanece responsável pelas escolhas que fazemos”, afirmou a empresa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.com

Entretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?