Olhar Digital > Pro > Sora: OpenAI anuncia rede social à la TikTok só para vídeos de IA

Não se confunda com os nomes: Sora é também a nova rede social de vídeos da empresa

Imagem criada usando o Sora (Imagem: OpenAI/Divulgação)

Tudo sobre OpenAI

A OpenAI anunciou nesta terça-feira (30) o Sora 2, uma atualização do modelo de geração de vídeos da empresa, e o Sora, uma rede social voltada para vídeos feitos por IA.

De acordo com o site The Verge, a plataforma lembra o TikTok.

Logo da OpenAI em um smartphone e ao fundo
Sora é a nova rede social de vídeos de IA da OpenAI (Imagem: Photo Agency/Shutterstock)

O modelo de IA de vídeos Sora foi lançado pela OpenAI no final do ano passado. O Sora 2 anunciado hoje é uma atualização deste modelo.

A grande novidade da vez é um Sora diferente: uma rede social criada para vídeos feitos por IA. Na prática, os usuários podem usar a própria imagem ou a imagem de terceiros no aplicativo para criar vídeos com IA.

Tudo é feito consensualmente: a partir do momento que a pessoa habilita a opção de “participação especial”, a imagem pode ser usada como base na criação outros vídeos de IA. Nesse caso, ela vira uma co-criação. Com isso, é possível, por exemplo, permitir que seus amigos façam vídeos com você. Ou que você entre no cenário de outra pessoa.

De acordo com a OpenAI, a permissão do uso de imagem pode ser revogada a qualquer momento, bem como a participação de terceiros em seus vídeos. Se o vídeo não tiver a opção de participação especial habilitada, ela não poderá ser usada por outras pessoas.

Também é possível navegar na rede social como se fosse um TikTok, realmente. De acordo com Sam Altman, você pode pedir que o Sora mostre o que você quer ver, de acordo com seu humor, como se fosse um feed.

Veja uma demonstração:

Sound on. pic.twitter.com/QHDxq6ubGt

— OpenAI (@OpenAI) September 30, 2025

E os riscos?

  • Segundo Sam Altman, CEO da OpenAI, a desenvolvedora implementou restrições para evitar usos maliciosos, incluindo utilizar os vídeos para fazer bullying;
  • O executivo acredita que o Sora (a rede social) pode ser uma forma de incentivar a criatividade dos usuários e facilitar o acesso à criação de vídeos artificiais;
  • Para isso, o aplicativo está sendo observado e deve incluir melhorias no futuro.
Modelo Sora foi lançado no final do ano passado (Imagem: Mamun_Sheikh / Shutterstock.com)

Quem pode usar o Sora 2?

Por enquanto, o aplicativo só está disponível para celulares iPhone nos Estados Unidos e Canadá. Não há informações de quando o recurso chegará para Android.

Inicialmente, o acesso está restrito para usuários convidados. Cada um deles ganha convites para convidar outras pessoas.

Redator(a)

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.