Juruá Informativo

O que é a gravidez ectópica? Veja sintomas e tratamento

O que é a gravidez ectópica? Veja sintomas e tratamento

A gravidez ectópica, também chamada de ‘gravidez nas trompas’, traz sérios riscos à saúde da mulher. Reconheça seus sintomas e saiba quais tratamentos adotar.

O que é a gravidez ectópica? Veja sintomas e tratamento

A gravidez ectópica ocorre quando o embrião se desenvolve fora do útero. Portanto, a gestação não pode evoluir e precisa ser interrompida. Para classificá-la, os médicos dividem a condição em dois tipos: a gravidez ectópica tubária, na qual o embrião se desenvolve na trompa uterina, e a gravidez ectópica abdominal, que pode surgir no ovário, na cavidade abdominal ou no colo do útero.

Gravidez nas trompas
A gravidez ectópica pode se originar na trompa de Falópio, ovário, colo do útero ou abdômen. (Reprodução: Shutterstock/crystal light)

Sintomas

Na fase inicial, a gravidez ectópica geralmente não causa sintomas específicos além do atraso menstrual. No entanto, em alguns casos, ela se manifesta com sangramento vaginal e beta-HCG positivo.

Além disso, outros sintomas comuns incluem dor pélvica, dor abdominal inferior (em pontada ou na forma de cólica), fadiga, tontura e náuseas. Quando a gravidez ectópica se rompe, ela provoca sangramento grave e pode até trazer risco de morte. Quando os médicos a detectam antes da ruptura, geralmente conseguem tratá-la com segurança.

A gravidez ectópica pode causar dor pélvica intensa e persistente, sangramento vaginal, entre outros sintomas (Reprodução: Shuterstock/Photoroyalty)

Quem tem mais risco?

Segundo o Manual de referência em Medicina, Merck Sharp & Dohme (MSD) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) os fatores de risco são:

Diagnóstico

Primeiramente, os médicos começam o diagnóstico da gravidez ectópica com o teste de gravidez e a avaliação dos sintomas. Em seguida, outro exame utilizado é a ultrassonografia, que permite verificar a localização exata do embrião, além de exames de sangue para medir os níveis de hCG.

Leia também:

Tratamento

O tratamento da gravidez ectópica deve começar quanto antes para salvar a vida da gestante. Nos casos de gestações pequenas que não se romperam, os médicos administram um medicamento, que faz a gravidez regredir, enquanto acompanham os níveis de hCG para avaliar o sucesso.

Caso o tratamento medicamentoso não funcione, os médicos recorrem à cirurgia, geralmente por laparoscopia, para remover o embrião.

Sair da versão mobile