Montar um setup gamer é um sonho para muitos jogadores. Criar um PC customizado com desempenho ideal, do jeitinho que você deseja, é algo que enche os olhos. Porém, é fácil cometer erros ao comprar as peças, especialmente na hora de escolher o gabinete gamer.
O gabinete é essencial para garantir compatibilidade, espaço interno, refrigeração e praticidade. Selecionamos aqui os 5 principais erros ao comprar um gabinete gamer que você deve evitar para não ter dor de cabeça e aproveitar ao máximo seu setup.
5 erros ao comprar um gabinete gamer

5. Não verificar a compatibilidade com a placa-mãe
Esse é um dos erros mais comuns e graves. Comprar um gabinete que não suporta o tamanho da sua placa-mãe pode inviabilizar todo o projeto. O mínimo é garantir que o gabinete seja compatível com o formato da placa-mãe ou até com modelos maiores.
A dica é investir em um gabinete mid-tower se você precisa economizar espaço. Já se o espaço não for problema, um gabinete maior oferece mais possibilidades: melhor painel frontal, maior área para armazenamento e facilidade na hora da montagem.
4. Ignorar o peso do gabinete
Mesmo que um gabinete grande seja mais indicado, o peso precisa ser considerado. Comprar um gabinete muito pesado pode dificultar a movimentação, principalmente após a montagem completa. Um modelo que já pesa 25kg vazio pode exigir duas pessoas para transportá-lo.

Outro ponto: pense no local onde o PC ficará. Uma escrivaninha, por exemplo, pode não suportar o peso de um gabinete gamer robusto, monitor, teclado e outros periféricos. Esse é um erro que gera gastos extras e frustração.
3. Não calcular o espaço para o cooler da CPU

O cooler da CPU é um dos itens mais chamativos, especialmente os modelos com LEDs coloridos. Mas, antes de comprar, é preciso verificar o espaço que ele ocupa dentro do gabinete. Esse é um erro recorrente que compromete a montagem.
Se você já tem um cooler em mente, todos os outros componentes devem ser pensados em conjunto, considerando também a manutenção, já que será necessário removê-lo periodicamente para limpeza.
Leia mais:
- 4 sinais de que o processador do PC está superaquecendo
- Computador liga, mas a tela não? Veja possíveis soluções
- PC ou Notebooks com barulho? 8 dicas para diminuir ruído do computador
2. Esquecer do suporte ao radiador
Os water coolers estão cada vez mais populares para controlar a temperatura da CPU em PCs gamers. Mas o radiador precisa caber dentro do gabinete. Existem modelos de 240mm, 280mm, 360mm e até 420mm, e nem todo gabinete oferece suporte para todos esses tamanhos.
Além do comprimento, é fundamental verificar a espessura do radiador. Um erro comum é instalar no painel superior sem considerar que isso pode atrapalhar o gerenciamento de cabos da placa-mãe.
1. Comprar apenas pelo design

É tentador escolher um gabinete gamer apenas pelo visual, mas esse é um dos maiores erros. Modelos open-air, por exemplo, não oferecem filtragem de poeira, o que pode danificar componentes caros. Já os gabinetes com painéis de vidro temperado acumulam marcas de dedos e podem dificultar o acesso à fonte de alimentação.
Embora o design seja importante, priorizar apenas a estética pode significar perder recursos práticos essenciais, como gerenciamento de cabos, filtros de poeira e suporte a diferentes tipos de refrigeração.
Comprar um gabinete gamer exige planejamento e atenção aos detalhes técnicos. Evitar erros como incompatibilidade, peso excessivo, falta de espaço interno e foco apenas no design vai garantir que seu setup funcione bem e tenha longa vida útil. Assim, você investe em um PC que une beleza, desempenho e praticidade.