Ícone do site Juruá Informativo

Orquestra brasileira lidera concerto mundial pela paz com aval do Papa

orquestra-brasileira-lidera-concerto-mundial-pela-paz-com-aval-do-papa

Orquestra brasileira lidera concerto mundial pela paz com aval do Papa

A Orquestra Criança Cidadã, um projeto social e musical de Pernambuco, lidera uma iniciativa internacional pela paz com aval do novo Papa Leão XIV. Os jovens músicos brasileiros realizam uma turnê musical mundial com outros músicos de países em guerra ou sob tensão diplomática.

Até o dia 9 de outubro, os artistas brasileiros do projeto de Recife estarão com músicos da Rússia, Ucrânia, Israel, Irã, Palestina, Coreia do Sul e Coreia do Norte em concertos no Japão, na Coreia e também no Vaticano, onde vão se apresentar para o novo Papa.

Esta é a terceira vez que a Orquestra se apresenta para o Papa. Os dois primeiros concertos foram para o Papa Francisco. Agora será a primeira apresentação para Leão XIV. Onze músicos brasileiros, entre 16 e 22 anos, foram selecionados em audiências às cegas para participar do projeto.

O maestro José Renato Acioly, responsável por liderar os jovens na missão, explicou ao Metrópoles que a forte ligação do projeto com instituições católicas possibilitou a realização do trabalho internacional.

“Um dos nossos diretores da associação é ligado a Obra de Maria, uma instituição católica que tem trabalho bastante significativo em vários países, incluindo o Vaticano, o que possibilitou esta oportunidade. Ver jovens de países historicamente em conflito dividindo o mesmo palco, tocando lado a lado, é algo que emociona profundamente”, afirmou.

1 de 3

Orquestra Criança Cidadã se prepara para concerto mundial pela paz

Divulgação

2 de 3

Orquestra Criança Cidadã em apresentação para o Papa Francisco, em 2023

Carlos Eduardo Amaral

3 de 3

Orquestra Criança Cidadã em apresentação para o Papa Francisco, em 2023

Carlos Eduardo Amaral

Leia também

O maestro também celebrou a oportunidade de trabalhar em apresentações em prol da paz mundial.

“Na arte não há guerra. Estamos felizes e esperançosos que essa turnê contribua para despertar a consciência de que é possível ter um convívio harmonioso e tolerante entre diferentes povos”.

O concerto, com duração estimada de 70 minutos, mescla clássicos brasileiros com composições originadas dos países dos músicos da delegação. Até mesmo um frevo está presente na apresentação pela paz.

Como funciona a Orquestra

A Orquestra Criança Cidadã completa 20 anos em 2026 e preza pelo trabalho de formação da cidadania através da educação musical. Sediada em Pernambuco, conta com uma escola para formar novos músicos, como explica José Renato Acioly.

“Ensinamos todos os instrumentos que compõem uma orquestra sinfônica aqui. Temos duas orquestras, sendo uma jovem e uma infantojuvenil, além de uma orquestra de cordas infantil, um grupo de sopro iniciante e um conjunto de percussão sinfônica. Nós formamos instrumentistas para tocar em orquestras profissionais.”

O projeto, que fica localizado em um quartel de suprimentos do Exército Brasileiro, funciona com apoios externos e incentivos diretos de leis federais de incentivo à cultura no Brasil.

Até hoje, a Orquestra formou mais de 700 alunos, sendo que todos foram selecionados de áreas da Região Metropolitana do Recife marcadas por baixos índices de desenvolvimento humano e social. A iniciativa conta com aulas de instrumentos, educação complementar, oferta de ações de cidadania, provimento de alimentação e cuidados médico-odontológicos.

Sair da versão mobile