Olhar Digital > Pro > Estudo alerta: redações escritas com IA soam genéricas e fáceis de detectar

Estudo mostra que universidades têm meios de detectar textos gerados por LLMs e recomenda uso apenas para revisão

(Imagem: Collagery/Shutterstock)

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Pesquisadores da Cornell Ann S. Bowers College of Computing and Information Science, nos Estados Unidos, analisaram 30 mil redações de inscrição em faculdades e as compararam com textos gerados por oito modelos de linguagem, incluindo o ChatGPT.

O resultado: mesmo quando solicitados a escrever a partir da perspectiva de pessoas de diferentes raças, gêneros ou locais, os LLMs produziram narrativas uniformes e estereotipadas, fáceis de distinguir da escrita humana.

O estudo foi publicado no servidor de pré-impressão arXiv.

Mulher digitando em um notebook com os dizeres
30% dos alunos usam IA para escrever redações — mas isso pode ser um erro (Imagem: GamePH/iStock)

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IA não captura autenticidade

“O ensaio de admissão é uma chance para o candidato mostrar quem realmente é”, disse o professor Rene Kizilcec, coautor do estudo. “Pedir a um modelo que faça o rascunho completo leva a textos genéricos que não soam como o próprio aluno.”

Pesquisadores descobriram que textos gerados por IA soam genéricos e são facilmente identificáveis por avaliadores – Imagem: SuPatMaN/Shutterstock

Seu professor pode descobrir facilmente

  • Os pesquisadores também treinaram um modelo para identificar textos gerados por IA e obtiveram precisão quase perfeita, sugerindo que universidades poderiam detectar facilmente esses ensaios.
  • O estudo recomenda que os candidatos usem IA apenas para feedback ou revisão, e não para redigir o texto do zero.
  • “Com ferramentas de IA, os alunos podem estar dando um tiro no próprio pé inadvertidamente”, alertou AJ Alvero, coautor do estudo.

Apesar de estimativas indicarem que cerca de 30% dos alunos já usam IA para escrever redações, os pesquisadores enfatizam que a autenticidade continua sendo a melhor estratégia para impressionar os avaliadores.

Visão aérea de crianças sentadas em carteiras e utilizando notebooks
Pesquisadores aconselham que estudantes escrevam o rascunho inicial à mão e usem IA apenas para ajustes (Imagem: Gorodenkoff/Shutterstock)

Leandro Costa Criscuolo

Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Layse Ventura

Editor(a) SEO

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Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.