Juruá Informativo

Primeiros celulares com 6G já têm data para chegar ao mercado, segundo a Qualcomm

Primeiros celulares com 6G já têm data para chegar ao mercado, segundo a Qualcomm

A rede 6G está em fase de desenvolvimento, mas, segundo a Qualcomm, os primeiros dispositivos com essa tecnologia já têm previsão de chegar ao mercado.

Durante evento no Havaí, os líderes da marca também destacaram o papel do 6G em não apenas aumentar a velocidade da rede, mas em se conectar de forma natural com a inteligência artificial.

Logo da Qualcomm em fachada
Qualcomm prevê 6G disponível comercialmente já nesta década (Imagem: Sundry Photography/Shutterstock)

Qualcomm prevê que o 6G chegue em breve

De acordo com a O Globo, a Qualcomm previu que aparelhos com a sexta geração da internet móvel devem chegar ao mercado já no início de 2028. A fala aconteceu durante o evento Snapdragon Summit, realizado nesta semana no Havaí. A empresa também acredita que a tecnologia será até 100 vezes mais rápida do que o 5G.

Entre as vantagens do 6G, Cristiano Amon, CEO da Qualcomm, chamou atenção para o aumento na velocidade, na largura de banda e na capacidade de dados. No entanto, o destaque vai para a conexão com a IA.

Tecnologia deve aumentar velocidade da rede móvel (Imagem: Pedro Spadoni via ChatGPT/Olhar Digital)

A Qualcomm acredita que o grande destaque da tecnologia é a integração mais natural com a IA. Segundo Amon, as redes de telefonia precisam evoluir para se tornarem “nativas” à inteligência artificial – e o 6G faz justamente isso.

O resultado é “a próxima geração de conectividade”, que vai tornar essa interação mais simples e abrir novas possibilidades.

Nesse sentido, o smartphone é o protagonista. Mas relógios inteligentes, óculos e fones de ouvido também devem ser impactados, deixando de ser apenas meros acessórios e virando um novo ecossistema completo.

Pelo menos, essas são as previsões da Qualcomm.

Empresa opera no setor de chips e processadores (Crédito: G0d4ather – IstockPhoto)

6G: data de estreia e o que muda em relação ao 5G

Você confere todos os detalhes neste link.

Sair da versão mobile