Juruá Informativo

ChatGPT vai trabalhar por você enquanto você dorme; entenda

ChatGPT vai trabalhar por você enquanto você dorme; entenda

A OpenAI anunciou o lançamento do ChatGPT Pulse, novo recurso dentro do aplicativo do ChatGPT que promete entregar relatórios personalizados aos usuários logo pela manhã.

A funcionalidade, que inicialmente estará disponível apenas para assinantes do plano Pro (US$ 200 [R$ 1.073,16, na conversão direta] por mês), gera entre cinco e dez resumos automáticos durante a noite, com base em preferências e dados conectados ao chatbot.

Exemplo de uso do ChatGPT Pulse
Recurso quer tornar suas manhãs mais otimizadas (Imagem: Divulgação/OpenAI)

De acordo com a empresa, a ideia é transformar o hábito de começar o dia verificando redes sociais ou aplicativos de notícias em uma consulta ao ChatGPT. “Estamos construindo uma IA [inteligência artificial] que nos permita levar o nível de suporte que apenas os mais ricos puderam pagar e torná-lo disponível para todos com o tempo. E o ChatGPT Pulse é o primeiro passo nessa direção”, afirmou Fidji Simo, CEO de Aplicações da OpenAI.

Relatórios personalizados

O Pulse apresenta os relatórios no formato de “cards” visuais, que podem ser rapidamente escaneados ou abertos para mais detalhes. Cada cartão pode incluir desde notícias sobre um time de futebol específico, itinerários de viagem e sugestões de cardápios, até atualizações de eventos ou rotinas de exercícios. Em uma demonstração, o líder de produto da OpenAI, Adam Fry, mostrou exemplos como uma coletânea de notícias sobre o Arsenal, ideias de fantasias de Halloween para a família e um roteiro de viagem infantil para Sedona, no Arizona.

Outra demonstração apresentada por Christina Wadsworth Kaplan, responsável por personalização e produtividade do ChatGPT, exibiu sugestões de corrida integradas a compromissos de agenda, recomendações de pratos compatíveis com sua dieta sem laticínios e até planos de exercícios para viagens. “Agora, o ChatGPT pode manter um pulse proativo sobre coisas importantes para você e oferecer informações, ideias e próximos passos táticos”, explicou.

Leia mais:

Modo memória salva suas preferências para manter relatórios personalizados (Imagem: Divulgação/OpenAI)

Detalhes do ChatGPT Pulse

Diferente das redes sociais, o Pulse não oferece rolagem infinita. “Essa experiência termina”, afirmou Samir Ahmed, líder técnico da equipe de ChatGPT, destacando que a proposta é entregar informações úteis sem prender a atenção do usuário.

Apesar das promessas, o recurso ainda demanda alto poder computacional. Fry reconheceu que o consumo de servidores “varia tremendamente” conforme a tarefa, o que explica a limitação inicial a assinantes Pro. A expectativa é expandir o acesso em breve para usuários do plano Plus, mas somente após otimizar a eficiência da ferramenta.

Além disso, a OpenAI já sinalizou planos de tornar o Pulse mais avançado, com funcionalidades agentivas capazes de reservar restaurantes, preparar e-mails para aprovação ou até realizar compras. Para isso, no entanto, a empresa admite que será necessário evoluir seus modelos para garantir a confiança dos usuários.

OpenAI quer tornar o ChatGPT em um agente proativo (Imagem: Divulgação/OpenAI)

O lançamento do Pulse se insere em uma tendência mais ampla do setor de tecnologia: a corrida para desenvolver agentes de IA que atuem proativamente na vida das pessoas. Concorrentes, como Google, Microsoft, Amazon, Meta e Anthropic, também estão investindo pesado na criação de assistentes capazes de executar tarefas complexas de forma autônoma.

Por ora, a OpenAI aposta em tornar o Pulse um aliado matinal para organizar informações, integrar rotinas e oferecer sugestões personalizadas — um primeiro passo para transformar o ChatGPT de reativo em um assistente verdadeiramente proativo.

Sair da versão mobile