A BYD revelou seu novo sistema de armazenamento de energia estacionária, batizado de HaoHan, com capacidade que chega a ser quase três vezes superior à do Megapack da Tesla. A novidade posiciona a fabricante chinesa como forte concorrente no setor de soluções energéticas em larga escala, dominado até então pela empresa de Elon Musk. As informações são do portal Electrek.
O anúncio ocorre pouco depois de a Tesla apresentar o Megapack 3, que elevou a capacidade de seus módulos de 3,9 MWh para 5 MWh. Agora, a BYD responde com números ainda mais ambiciosos e tecnologias que prometem reduzir custos e aumentar a confiabilidade dos projetos.

HaoHan: capacidade até três vezes maior que a Tesla
Na configuração padrão, o sistema HaoHan possui 14,5 MWh de capacidade, quase três vezes o valor do Megapack da Tesla. Já em uma versão compacta, de 20 pés, alcança 10 MWh. A fabricante afirma que o equipamento atinge o maior índice de aproveitamento do mundo, com Vcts (Volume Ratio of Cell to System) de 52,1%.
O segredo está na célula proprietária Blade Battery de 2.710 Ah, a maior já usada em armazenamento estacionário. Essa tecnologia possibilita maior densidade de energia e permite implantar projetos em gigawatts-hora com cerca de metade da quantidade de sistemas normalmente necessária.
Segundo a BYD, o resultado é uma redução de 21,7% no custo total de projetos de energia. Além disso, a companhia afirma ter diminuído em 70% a taxa de falhas e os gastos com manutenção.
Principais diferenciais do HaoHan da BYD:
- Capacidade de até 14,5 MWh, quase três vezes a do Tesla Megapack;
- Uso da Blade Battery de 2.710 Ah, maior célula aplicada em armazenamento fixo;
- Redução de 70% em falhas do sistema e custos de manutenção;
- Corte de 21,7% nos custos de projetos de grande escala;
- Eficiência em densidade energética, exigindo menos unidades para projetos GWh.
Novas soluções energéticas da BYD além do HaoHan
A BYD também apresentou o GC Flux, um inversor de rede que pode operar de 2,5 MW a 10 MW. A empresa afirma que ele oferece 38% mais desempenho que a média do setor e densidade de potência 130% superior à concorrência, alcançando picos de eficiência de 99,35%.
Outro destaque foi o GC Master EMS, sistema de gerenciamento que rivaliza com o Tesla Autobidder, voltado para administrar de forma inteligente a capacidade dos novos sistemas. A proposta é garantir maior estabilidade elétrica, especialmente em redes híbridas e com grande presença de fontes renováveis.
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