Juruá Informativo

Infectologista critica uso de Ivermectina enquanto tratamento eficaz contra Covid é deixado de lado no Acre

O infectologista Thor Dantas fez um desabafo nesta semana a respeito do atendimento prestado a pacientes com Covid-19 nas unidades básicas de saúde do Acre. Ele criticou a conduta de profissionais que, mesmo tendo à disposição medicamentos com eficácia comprovada, ainda prescrevem remédios sem efeito contra a doença.

Thor Dantas é infectologista/Foto: ascom

Segundo Dantas, um caso recente chamou sua atenção: uma paciente com quadro clínico preocupante, marcada por sintomas fortes e fatores de risco, testou positivo para Covid-19, mas recebeu como tratamento apenas Ivermectina e Tamiflu — este último indicado exclusivamente para influenza.

“O remédio específico para Covid, comprovadamente eficaz em reduzir a progressão da doença para quadros graves, o Paxlovid (Nirmatrelvir + Ritonavir), está estragando nas unidades de saúde porque as pessoas não estão usando, já que os médicos não estão prescrevendo. Isso é um absurdo sem tamanho”, declarou.

O especialista afirmou ter buscado apoio junto a colegas da área e também à Secretaria de Saúde, cobrando providências imediatas. “A gente não pode aceitar esse absurdo. Deve haver uma ampla divulgação de como se trata a Covid hoje, em 2025, com o remédio que lutamos para ter, pois a doença não progride se for tratado adequadamente”, ressaltou.

Sair da versão mobile