Juruá Informativo

Stargate: OpenAI anuncia plano para mais cinco data centers de IA

Stargate: OpenAI anuncia plano para mais cinco data centers de IA

Tudo sobre OpenAI

A OpenAI, a Oracle e a Softbank anunciaram nesta terça-feira (23) planos para construir mais cinco data centers de inteligência artificial espalhados pelos Estados Unidos.

O plano faz parte do projeto Stargate, que tem apoio do governo Trump e prevê investimentos de até US$ 500 bilhões para construir infraestrutura de IA no país.

data center da openai
Nos próximos anos, capacidade de geração de energia nos data centers da OpenAI deve superar 10 gigawatts (Imagem: OpenAI/Reprodução)

OpenAI e outras empresas terão data centers espalhados pelos EUA

A OpenAI vai abrir três novos data centers junto com a Oracle. Eles ficarão no Condado de Shackelford, no Texas, no Condado de Dona Ana, no Novo México, e em um local não divulgado no Centro-Oeste dos Estados Unidos. Junto com a SoftBank e uma afiliada, a desenvolvedora terá mais dois: um em Lordstown, em Ohio, e outro no Condado de Milam, no Texas.

A infraestrutura faz parte dos planos da OpenAI de expandir sua capacidade de IA. Nesta semana, a empresa também anunciou uma parceria bilionária com a Nvidia para abastecer os data centers com chips de última geração. Saiba os detalhes aqui.

É simples: quando mais data centers, mais poder computacional para alimentar a IA.

Plano faz parte da expansão de data centers da OpenAI – e dos Estados Unidos (Imagem: JarTee/Shutterstock)

Stargate: plano faz parte do projeto de data centers dos EUA

O anúncio das empresas faz parte do projeto Stargate, lançado no início do ano com apoio do presidente dos EUA, Donald Trump. O programa é uma iniciativa do setor privado e deve investir até US$ 500 bilhões para construir infraestrutura de IA no país.

A união da OpenAI com empresas como Oracle e SoftBank mostra como a tecnologia se tornou uma prioridade para as companhias tech americanas. Os data centers vão impulsionar a IA que abastece a operação de muitas delas – incluindo aumentar a capacidade de geração de energia nessas instalações.

Em comunicado, Sam Altman, CEO da desenvolvedora, destacou a importância da iniciativa em impulsionar a inteligência artificial.

A IA só poderá cumprir sua promessa se desenvolvermos a computação necessária para alimentá-la.

Sam Altman, CEO da OpenAI

Oracle é outro nome de peso envolvido no projeto Stargate; empresa também deve ter participação especial na gestão do TikTok nos EUA (Imagem: ricochet64/Shutterstock)

Leia mais:

Tem outra superpotência de IA chegando

As principais potências do mundo já estão de olho na inteligência artificial:

Os detalhes estão nesta matéria.

Sair da versão mobile