Professor transforma bioquímica em gincana e premia alunos com brindes especiais

A proposta consiste na criação de mapas metabólicos que organizam, em formato de rede, as principais vias bioquímicas do corpo humano

O professor de Bioquímica do curso de Medicina, Vagne Oliveira, lançou uma atividade diferenciada para despertar maior interesse dos calouros pela disciplina. A proposta consiste na criação de mapas metabólicos que organizam, em formato de rede, as principais vias bioquímicas do corpo humano.

Os mapas que conquistarem maior aprovação entre os colegas e avaliação positiva do professor recebem prêmios/Foto: Reprodução

Os trabalhos de maior destaque, escolhidos pelo docente, participam de uma disputa saudável que valoriza o empenho e a criatividade dos estudantes, oferecendo pontuação extra como forma de incentivo.

Um dos exemplos de destaque é o mapa elaborado pelo acadêmico Paulo Peixoto, da turma Med 35. O estudante reuniu em um único esquema mais de 120 vias metabólicas, apresentando de maneira integrada o funcionamento bioquímico do organismo. Para o professor, a iniciativa não apenas torna o aprendizado mais dinâmico, mas também estimula a pesquisa individual e a revisão dos conteúdos.

Os mapas que conquistarem maior aprovação entre os colegas e avaliação positiva do professor recebem prêmios. Nesta edição, os vencedores poderão ganhar itens como estetoscópio, aparelho de aferição de pressão arterial e até a isenção em uma atividade avaliativa.

A votação acontece pelas redes sociais do professor, por meio de um link disponibilizado aos alunos.