Tudo sobre Google
Você precisa aprimorar as suas ações no trabalho, estudos ou em outras tarefas, mas está indeciso sobre qual inteligência artificial utilizar: Google Gemini ou Microsoft Copilot?
As duas ferramentas têm como objetivo proporcionar recursos que entreguem mais produtividade ao usuário. Mas elas possuem diferenças importantes e que devem ser levadas em consideração na hora de escolher qual utilizar.
Pensando nisso, o Olhar Digital resolveu realizar um comparativo entre os principais aspectos de cada ferramenta. Dessa forma, ficará mais fácil para você escolher a plataforma que melhor atende às suas necessidades.
Leia mais:
- 5 dicas para usar o Modo IA do Google
- Gemini: agora dá para compartilhar Gems com amigos e colegas
- Veja como usar nova função do Copilot que facilita tabelas no Excel
Veja o comparativo entre o Google Gemini e o Copilot
A principal diferença está no fato de que o Google Gemini é uma ferramenta de busca do Google ligada ao Drive, Gmail e Agenda, já o Copilot é uma plataforma que possui integração com as ferramentas da Microsoft, como o Teams, Word e Excel. Além disso, há outros pontos importantes que devem ser levados em conta pelo usuário na hora de escolher qual ferramenta usar.
Busca

Imagem: Ahyan Stock Studios/Shutterstock
As duas ferramentas possuem pontos positivos e negativos quando a intenção do usuário é buscar por informações. De um lado, o Gemini oferece uma quantidade maior de dados para serem acessados, além de também serem atualizados. Isso porque a ferramenta tem uma ligação ao poder de indexação do Google.
Dessa forma, o usuário que utiliza o Gemini pode contar com mais agilidade para recuperar informações recentes, além de ter uma gama maior de resultados. Todavia, a ferramenta, em alguns momentos, não indica de onde as informações foram retiradas. Isso pode atrapalhar um pouco a verificação dos dados por parte do usuário. O recurso é ótimo para quem deseja ficar por dentro das novidades e ver conteúdos em diversas áreas.
Por outro lado, o Copilot utiliza o mecanismo de busca do Bing para entregar informações atualizadas. Ele ainda tem a capacidade de trazer resultados em tempo real, podendo indicar quais fontes foram usadas e mostrar os links diretos, facilitando a checagem dos dados.
É ótimo utilizar a funcionalidade de busca no Copilot quando o objetivo é realizar pesquisas rápidas em momentos que o usuário precisa de informações confiáveis rapidamente ou até mesmo acompanhar notícias.
Multimodalidade

Imagem: gguy/Shutterstock
Neste quesito o Gemini leva vantagem, pois foi desenvolvido para cruzar e processar informações de imagens, áudios, texto, vídeos e PDFs, sendo capaz de trabalhar com múltiplos formatos ao mesmo tempo e dando maior flexibilidade ao usuário. Se você deseja encontrar uma ferramenta que entrega soluções integradas em diferentes mídias, saiba que o Gemini é uma ótima opção.
Apesar de ter uma menor integração quando comparada ao Gemini, o Copilot consegue trabalhar com texto e imagem, dando suporte para leitura e interpretação de documentos no formato PDF. A plataforma tem como destaque a sua compatibilidade com plugins e extensões que dão mais funções, integrando softwares de terceiros para análise de dados ou automação de fluxos de trabalho.
Realização de tarefas longas

Aqui vale destacar que o Gemini roda em duas versões, a 2.5 Flash, que é gratuita, e a 2.5 Pro, que é paga. Já o Copilot é alimentado pelo GPT-4 Turbo, grátis e o GPT-4 por meio do Copilot Pro, da Open AI.
Dito isso, saiba que o modelo Gemini 2.5 Flash e o Pro conseguem suportar até 1 milhão de tokens, proporcionando conversas mais longas, maior retenção de contexto e uma análise mais ampla de arquivos.
Por outro lado, o Copilot tem uma menor capacidade: 128 mil tokens, o que o torna uma opção menos recomendável para tarefas muito longas.
Precisão e criatividade

Imagem: Mojahid Mottakin / Shutterstock.com
Aqui o grande ponto de destaque vai para o Gemini, que consegue lidar muito bem com prompts em linguagem natural, mesmo que os comandos não estejam construídos corretamente e sejam pouco específicos. A ferramenta é capaz de entregar respostas mais adaptadas ao estilo da conversa e com maior criatividade em relação ao Copilot.
O Copilot é eficaz ao lidar com prompts objetivos. Assim, ele consegue dar respostas ágeis para quem deseja ter produtividade, mas os comandos precisam ser mais detalhados, principalmente se a ação solicitada pelo usuário precisar de uma maior criatividade da ferramenta.
Integração

Neste caso, as duas ferramentas possuem integração com as plataformas de suas respectivas empresas. O Gemini, por exemplo, consegue se integrar de forma fácil ao Google Docs, Google Agenda e Gmail, o que facilita a organização de e-mails, geração de textos e até mesmo a elaboração de planilhas. Sendo assim, se você é um usuário que realiza a maioria de suas tarefas por meio das ferramentas do Google, o ideal é utilizar o Gemini.
Por outro lado, o Copilot se integra com programas da Microsoft, como o Excel, Word, PowerPoint, Teams e Windows 11, podendo fazer a automatização de relatórios, sugestão de fórmulas em planilhas, criação de apresentações e resumo de reuniões. Sendo assim, a IA se faz necessária na vida de quem utiliza o pacote Office todo dia.
Principais semelhanças

(magem: gguy/Shutterstock)
As duas ferramentas podem ser utilizadas para a criação de textos para e-mails, blogs e outros. Além disso, elas possuem assistência de codificação, ou seja, você pode escrever, depurar e aplicar código em diferentes linguagens, como JavaScript, Python e outras.
Qual é a melhor ferramenta para você?
A sua escolha vai depender bastante da sua necessidade no dia a dia. Por exemplo, se você atua na área de marketing ou é um criador de conteúdo ou até mesmo um pesquisador, o Gemini parece ser a melhor ferramenta, pois entrega recursos que vão facilitar a sua rotina, com maior criatividade, facilidade de lidar com prompts e uma busca mais ampla por dados.
Já se a sua atuação é no meio de negócios, desenvolvimento de programas e também em áreas que utilizam muitos programas da Microsoft, o Copilot aparece como a melhor alternativa.