Google Gemini ou Microsoft Copilot? Veja qual o melhor para você

Google logo

Tudo sobre Google

Você precisa aprimorar as suas ações no trabalho, estudos ou em outras tarefas, mas está indeciso sobre qual inteligência artificial utilizar: Google Gemini ou Microsoft Copilot?

As duas ferramentas têm como objetivo proporcionar recursos que entreguem mais produtividade ao usuário. Mas elas possuem diferenças importantes e que devem ser levadas em consideração na hora de escolher qual utilizar. 

Pensando nisso, o Olhar Digital resolveu realizar um comparativo entre os principais aspectos de cada ferramenta. Dessa forma, ficará mais fácil para você escolher a plataforma que melhor atende às suas necessidades. 

Leia mais:

Veja o comparativo entre o Google Gemini e o Copilot

A principal diferença está no fato de que o Google Gemini é uma ferramenta de busca do Google ligada ao Drive, Gmail e Agenda, já o Copilot é uma plataforma que possui integração com as ferramentas da Microsoft, como o Teams, Word e Excel. Além disso, há outros pontos importantes que devem ser levados em conta pelo usuário na hora de escolher qual ferramenta usar. 

Busca

Celular com logotipo do Gemini na frente de tela maior exibindo logotipo do Google Chrome
Celular com logotipo do Gemini na frente de tela maior exibindo logotipo do Google Chrome
Imagem: Ahyan Stock Studios/Shutterstock

As duas ferramentas possuem pontos positivos e negativos quando a intenção do usuário é buscar por informações. De um lado, o Gemini oferece uma quantidade maior de dados para serem acessados, além de também serem atualizados. Isso porque a ferramenta tem uma ligação ao poder de indexação do Google. 

Dessa forma, o usuário que utiliza o Gemini pode contar com mais agilidade para recuperar informações recentes, além de ter uma gama maior de resultados. Todavia, a ferramenta, em alguns momentos, não indica de onde as informações foram retiradas. Isso pode atrapalhar um pouco a verificação dos dados por parte do usuário. O recurso é ótimo para quem deseja ficar por dentro das novidades e ver conteúdos em diversas áreas.

Por outro lado, o Copilot utiliza o mecanismo de busca do Bing para entregar informações atualizadas. Ele ainda tem a capacidade de trazer resultados em tempo real, podendo indicar quais fontes foram usadas e mostrar os links diretos, facilitando a checagem dos dados. 

É ótimo utilizar a funcionalidade de busca no Copilot quando o objetivo é realizar pesquisas rápidas em momentos que o usuário precisa de informações confiáveis rapidamente ou até mesmo acompanhar notícias. 

Multimodalidade

Logos de Google e Gemini
Logos de Google e Gemini
Imagem: gguy/Shutterstock

Neste quesito o Gemini leva vantagem, pois foi desenvolvido para cruzar e processar informações de imagens, áudios, texto, vídeos e PDFs, sendo capaz de trabalhar com múltiplos formatos ao mesmo tempo e dando maior flexibilidade ao usuário. Se você deseja encontrar uma ferramenta que entrega soluções integradas em diferentes mídias, saiba que o Gemini é uma ótima opção.

Apesar de ter uma menor integração quando comparada ao Gemini, o Copilot consegue trabalhar com texto e imagem, dando suporte para leitura e interpretação de documentos no formato PDF. A plataforma tem como destaque a sua compatibilidade com plugins e extensões que dão mais funções, integrando softwares de terceiros para análise de dados ou automação de fluxos de trabalho.

Realização de tarefas longas

microsoft copilot
Logo o Copilot em um celular (Imagem: Primakov/Shutterstock)

Aqui vale destacar que o Gemini roda em duas versões, a 2.5 Flash, que é gratuita, e a 2.5 Pro, que é paga. Já o Copilot é alimentado pelo GPT-4 Turbo, grátis e o GPT-4 por meio do Copilot Pro, da Open AI.

Dito isso, saiba que o modelo Gemini 2.5 Flash e o Pro conseguem suportar até 1 milhão de tokens, proporcionando conversas mais longas, maior retenção de contexto e uma análise mais ampla de arquivos. 

Por outro lado, o Copilot tem uma menor capacidade: 128 mil tokens, o que o torna uma opção menos recomendável para tarefas muito longas. 

Precisão e criatividade

copilot da microsoft
Logos da Microsoft e Copilot
Imagem: Mojahid Mottakin / Shutterstock.com

Aqui o grande ponto de destaque vai para o Gemini, que consegue lidar muito bem com prompts em linguagem natural, mesmo que os comandos não estejam construídos corretamente e sejam pouco específicos. A ferramenta é capaz de entregar respostas mais adaptadas ao estilo da conversa e com maior criatividade em relação ao Copilot. 

O Copilot é eficaz ao lidar com prompts objetivos. Assim, ele consegue dar respostas ágeis para quem deseja ter produtividade, mas os comandos precisam ser mais detalhados, principalmente se a ação solicitada pelo usuário precisar de uma maior criatividade da ferramenta.

Integração

Montagem com logotipo do Gemini em cima de foto de homem olhando para computador enquanto segura caneta
Montagem com logotipo do Gemini em cima de foto de homem olhando para computador enquanto segura caneta (Imagem: Divulgação/Google)

Neste caso, as duas ferramentas possuem integração com as plataformas de suas respectivas empresas. O Gemini, por exemplo, consegue se integrar de forma fácil ao Google Docs, Google Agenda e Gmail, o que facilita a organização de e-mails, geração de textos e até mesmo a elaboração de planilhas. Sendo assim, se você é um usuário que realiza a maioria de suas tarefas por meio das ferramentas do Google, o ideal é utilizar o Gemini.

Por outro lado, o Copilot se integra com programas da Microsoft, como o Excel, Word, PowerPoint, Teams e Windows 11, podendo fazer a automatização de relatórios, sugestão de fórmulas em planilhas, criação de apresentações e resumo de reuniões. Sendo assim, a IA se faz necessária na vida de quem utiliza o pacote Office todo dia. 

Principais semelhanças

Logo do Microsoft Copilot em um notebook
Logo do Microsoft Copilot em um notebook
(magem: gguy/Shutterstock)

As duas ferramentas podem ser utilizadas para a criação de textos para e-mails, blogs e outros. Além disso, elas possuem assistência de codificação, ou seja, você pode escrever, depurar e aplicar código em diferentes linguagens, como JavaScript, Python e outras. 

Qual é a melhor ferramenta para você? 

A sua escolha vai depender bastante da sua necessidade no dia a dia. Por exemplo, se você atua na área de marketing ou é um criador de conteúdo ou até mesmo um pesquisador, o Gemini parece ser a melhor ferramenta, pois entrega recursos que vão facilitar a sua rotina, com maior criatividade, facilidade de lidar com prompts e uma busca mais ampla por dados. 

Já se a sua atuação é no meio de negócios, desenvolvimento de programas e também em áreas que utilizam muitos programas da Microsoft, o Copilot aparece como a melhor alternativa.