Frases vagas em embalagens de suplementos aumentam percepção de que esses produtos tratam ou previnem doenças graves, aponta estudo

Foto: Saowanee K/Shutterstock

Um estudo do Centro Médico da Universidade do Texas Southwestern mostra que frases comuns em rótulos de suplementos — como “promove a saúde do coração” ou “apoia a função cognitiva” — podem levar consumidores a acreditar que esses produtos previnem ou tratam doenças graves, como ataques cardíacos ou demência, mesmo sem comprovação científica.

A pesquisa foi publicada no JAMA Network Open.

Estudo mostra que frases como “saúde do coração” levam consumidores a acreditar que produtos previnem infarto ou demência — mesmo sem provas científicas – Imagem: Farion_O/Shutterstock

Palavras que moldam percepções

  • Pesquisadores conduziram duas pesquisas online com mais de 4 mil adultos nos EUA.
  • Na primeira, participantes avaliaram suplementos de óleo de peixe; na segunda, receberam rótulos de um suplemento fictício, “Viadin H”.
  • Em ambos os casos, aqueles expostos a alegações de saúde foram significativamente mais propensos a acreditar que o produto prevenia doenças do coração ou demência.
  • Por exemplo, 62,5% dos participantes que viram o rótulo “Promove a Saúde do Coração” disseram que o óleo de peixe prevenia ataques cardíacos — contra 53,9% no grupo sem alegação.
  • Para o suplemento fictício, a diferença foi ainda maior, já que não havia crenças prévias sobre o produto.

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Rótulos de suplementos enganam e fazem crer em prevenção de doenças – Imagem: Shutterstock/Doucefleur

Debate regulatório

As chamadas alegações de estrutura/função, permitidas pela FDA, não deveriam sugerir prevenção ou tratamento de doenças, mas o estudo indica que é exatamente assim que muitos consumidores as interpretam.

Os autores defendem que essas alegações passem a exigir comprovação científica e revisão oficial para reduzir mal-entendidos.

O estudo não avaliou se os rótulos mudam efetivamente o comportamento de compra, mas reforça a necessidade de maior transparência na comunicação dos benefícios dos suplementos.

Diferentes comprimidos, ervas e flores em mesa de madeira, close-up. Suplementos dietéticos.
Consumidor pode acreditar em efeito preventivo por frases enganosas em rótulos de suplementos – Imagem: Shutterstock/New Africa

Leandro Costa Criscuolo

Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.