Juruá Informativo

Artemis 2: NASA pode lançar voo para a Lua em fevereiro de 2026

Artemis 2: NASA pode lançar voo para a Lua em fevereiro de 2026

Tudo sobre Artemis

A missão da NASA que vai levar quatro astronautas para a órbita da Lua pode ser lançada em 5 de fevereiro de 2026, dois meses antes do previsto. Inicialmente, a agência tinha se comprometido a autorizar o voo da Artemis 2 “no máximo em abril” do ano que vem. A última missão lunar tripulada da NASA ocorreu há mais de 50 anos, com a Apollo 17 – dessa vez, no entanto, não haverá pouso.

A missão pretende validar os sistemas da nave desenvolvida para a Artemis 3, que marcará o retorno dos humanos à superfície da Lua, prevista para ocorrer em 2027. Em uma coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (23), a administradora adjunta interina da Direção de Missões de Desenvolvimento de Sistemas de Exploração, Lakiesha Hawkins, disse que a segurança é a maior prioridade.

“Portanto, enquanto trabalhamos nesses preparativos operacionais, enquanto finalizamos o carregamento do foguete, continuamos avaliando para garantir que tudo esteja sendo feito de forma segura”, afirmou Hawkins.

artemis 2
Ilustração de como será exploração lunar da Artemis III (Imagem: Nasa/Divulgação)

Missão em evolução…

O programa Artemis teve início em 2022 com o lançamento da missão não tripulada Artemis 1. Naquele momento, a NASA testou o desempenho da nave espacial Orion num voo de longa duração. A cápsula será usada para transportar os quatro astronautas da Artemis 2: os americanos Reid Wiseman, Victor Glover, Christina Koch, da NASA, e o astronauta da Agência Espacial Canadense, Jeremy Hansen.

O escudo térmico carbonizou mais severamente do que o esperado durante a reentrada na atmosfera terrestre e vazamentos de hidrogênio líquido atrasaram a missão naquele ano. “Aprendemos muito durante a Artemis 1”, disse Charlie Blackwell-Thompson, diretora de lançamento da Artemis 2 pela NASA. “Aprendemos a relação entre as vazões, as pressões e como elas se manifestam, ou podem se manifestar, em vazamentos.” 

A cápsula será lançada pelo foguete SLS (Sistema de Lançamento Espacial), que está sendo construído pela Boeing no Edifício de Montagem de Veículos da NASA, na Flórida. Os propulsores são assinados pela Northrop Grumman. O foguete Artemis 2 deve ser apresentado por completo em outubro. A nave será lançada a partir do Centro Espacial Kennedy e regressará no Pacífico leste.

Astronautas da Artemis II: Reid Wiseman, Victor Glover, Christina Koch e Jeremy Hansen (Imagem: NASA/Divulgação)

Leia Mais:

Experiências no espaço

A tripulação avaliará o desempenho dos sistemas de suporte à vida necessários para gerar ar respirável e remover o dióxido de carbono e o vapor d’água produzidos quando os astronautas respiram, falam ou se exercitam.

Também será uma oportunidade para testar os sistemas durante os períodos de exercício, quando a taxa metabólica da tripulação é mais alta, e durante o período de sono, quando a taxa metabólica é mais baixa. 

Nave espacial Artemis II Orion da NASA chega à Instalação do Sistema de Lançamento (Imagem: NASA/Divulgação)

A Orion ainda verificará os sistemas de comunicação e navegação para confirmar se estão prontos para a viagem à Lua. Quando a nave viajar ao redor da Lua, o controle da missão dependerá da Rede do Espaço Profundo para se comunicar com os astronautas, enviar imagens para a Terra e comandar a espaçonave.

A tripulação da Artemis 2 viajará aproximadamente 7.500 quilômetros além do lado oculto da Lua. Deste ponto de observação, o satélite estará em primeiro plano e a Terra a quase 400.000 quilômetros ao fundo. A missão deverá durar cerca de 10 dias.

Sair da versão mobile