Juruá Informativo

TikTok: Lula e CEO discutem investimentos e regulação no Brasil

TikTok: Lula e CEO discutem investimentos e regulação no Brasil

Tudo sobre TikTok

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou, nesta segunda-feira (22), em Nova York (EUA), com o diretor-executivo do TikTok, Shou Zi Chew, em reunião que teve como foco o interesse da empresa em investir no Brasil e o debate sobre a regulação das plataformas digitais.

O encontro, que já estava previsto e durou cerca de meia hora, ocorreu a pedido da própria companhia chinesa, segundo uma fonte do governo brasileiro que acompanhou a conversa em contato com a CNN.

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva segurando um par de óculos
Lula aproveitou presença em Nova York para conversar com liderança da rede social chinesa (Imagem: Isaac Fontana/Shutterstock)

A agenda aconteceu paralelamente à Assembleia Geral da ONU, que reúne, nesta semana, chefes de Estado e lideranças empresariais de diferentes países.

Teor da conversa entre Lula e CEO do TikTok

Participaram do encontro o ministro da Educação, Camilo Santana, e o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT). O CEO do TikTok esteve acompanhado de duas representantes da empresa.

Leia mais:

Shou Zi Chew teria pedido a reunião com chefe de Estado brasileiro (Imagem: bella1105/Shutterstock)

Janja também participou

A primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, também compareceu ao início da reunião, realizada na residência do embaixador Sérgio Danese, representante permanente do Brasil na ONU, onde o presidente e a primeira-dama estão hospedados.

A presença de Janja teve um peso simbólico, já que, em maio, ela havia feito críticas à rede social chinesa durante um encontro entre Lula e o presidente da China, Xi Jinping, gesto que rompeu o protocolo diplomático na ocasião.

Segundo a fonte do governo, o recente acordo entre Estados Unidos e China envolvendo a venda das operações do TikTok no mercado estadunidense não foi mencionado no encontro.

Janja compareceu ao início da reunião com peso simbólico, já que, em maio, ela havia feito críticas ao TikTok (Imagem: José Cruz/Agência Brasil)

Integrantes do Planalto destacaram que o pedido da empresa para se reunir com Lula, durante a semana da Assembleia Geral da ONU, revela a importância atribuída pela plataforma ao mercado brasileiro.

Até o momento, nenhuma outra grande empresa de tecnologia solicitou audiência com o presidente durante os compromissos em Nova York.

TikTok nos EUA: algoritmo será controlado pela Oracle

O acordo que estabelece a venda do TikTok vai, aos poucos, ganhando forma. Nos últimos dias, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou que o líder da China, Xi Jinping, aceitou negociar a rede social.

Leia a reportagem completa aqui

Sair da versão mobile