Muito além de embelezar os nossos dias, a estação das flores tem o poder de transformar não só a paisagem, mas também a dinâmica das aves, a umidade do ar, a duração dos dias e muito mais. Saiba tudo o que acontece na natureza na primavera.
Sem contar que essa época do ano é marcada por fatos muito curiosos, como um equinócio único e maior atividade de algumas espécies de animais. Contudo, são todos esses fenômenos que contribuem para a primavera ser especialmente espetacular. Entenda quais são eles e se apaixone ainda mais por essa estação!
Leia mais
- Veja quais os benefícios do sol para ansiedade, depressão e saúde mental
- Entenda o motivo das alergias aumentarem na primavera
- O que é uma onda de calor e por que ela ocorre?
Descubra como fica a natureza na primavera
Equinócio de primavera
Esse fenômeno em especial representa quão incrível a natureza é na primavera. Afinal, no equinócio de primavera os dias e as noites têm a mesma duração. Isso acontece porque durante esse período, o sol bate diretamente na linha do Equador, fazendo com que ele ilumine os dois hemisférios igualmente.
Além disso, os dias começam a ficar mais longos devido à inclinação do eixo da Terra. Dessa forma, há uma maior durabilidade de luz solar, o que influencia no crescimento das plantas.
Ciclo de vida dos animais

O ciclo da vida dos animais também muda na natureza durante a primavera. Afinal, nessa estação os bichos ficam ainda mais ativos e costumam procurar abrigo e alimentação, além de se reproduzirem mais.
O mais interessante, é que algumas espécies acabam sendo atraídas pelos hormônios e substâncias liberados pelas flores. Por esse motivo, é mais comum a presença de polinizadores nesse período. De forma que as paisagens são invadidas por insetos como beija-flores e abelhas.
Sobretudo, diversas espécies de aves migram para regiões mais quentes na primavera. E, dessa forma, retornam para se reproduzirem e aproveitar a maior quantidade de alimentos disponíveis.
O despertar dos ursos
Outra coisa interessante que acontece na natureza na primavera, é o despertar dos animais que hibernam. Então, é muito comum que ursos e esquilos, comecem a acordar na primavera.
Geralmente isso acontece, principalmente, por conta das mudanças na temperatura e na duração da luz do dia e, também, por consequência da maior atividade hormonal dessas espécies.
Maior quantidade de chuvas
Sobretudo, a natureza na primavera precisa sustentar a sua vegetação. Por conta disso, acontecem fenômenos climáticos e chuvas intensas nesse período do ano.
No Brasil, as regiões Sudeste e Centro-Oeste são as mais afetadas com as frequentes chuvas intensas nessa estação. Sobretudo, porque nessa época também há o aumento do calor e da umidade do ar.
Flores que desabrocham na primavera
Embora, essa seja a estação das flores, algumas espécies de plantas específicas são mais comuns de serem vistas na natureza somente na primavera.
Esse é o caso dos ipês-amarelos, que florescem entre agosto e setembro, e de setembro a outubro os ipês-brancos. Além disso, flores como girassol, orquídea, rosas, hibisco, hortênsia e várias outras também costumam dar o ar da graça nesse período do ano.