O Facebook Dating ganha assistente de namoro com IA e o recurso Meet Cute, que promete facilitar matches e reduzir a fadiga de deslizar
Tudo sobre Inteligência Artificial
Disponível em alguns países, inclusive o Brasil, o Facebook Dating foi criado para competir com aplicativos de namoro como o Tinder e o Bumble, mas integrando a experiência da rede social já existente e conhecida de todos.
Agora, segundo o The Verge, o aplicativo está ganhando novos recursos para ajudar os usuários a reduzir a chamada “fadiga de deslizar”. Entre as novidades estão um Assistente de Namoro, baseado em IA, e o Meet Cute, que combina o usuário automaticamente com outro por meio de um algoritmo personalizado.

Aplicativo gratuito cresce rapidamente
Segundo a Meta, o Facebook Dating recebe todos os meses milhares de novos usuários, o que tem gerado um aumento de 10% nos matches anualmente. Para acompanhar esse crescimento, a empresa está lançando funções que tornam a busca por relacionamentos mais prática e envolvente.
Com ele, o usuário pode:
- Usar um assistente de bate-papo com suporte personalizado para encontrar os melhores pares.
- Realizar buscas detalhadas e receber recomendações de acordo com seus interesses.
- Criar prompts específicos, como localização, profissão ou hobbies.
- Combinar automaticamente seu usuário a um par surpresa com base nas preferências.
- Escolher entre iniciar uma conversa ou desfazer match.
- Reduzir o stress de deslizar por perfis manualmente.
- Ativar ou desativar o recurso quando quiser.

Entenda como os novos recursos do Facebook Dating funcionam
O Assistente de Namoro funciona como um guia personalizado dentro do Facebook Dating. Ele ajuda o usuário a encontrar as combinações ideais a partir de interesses e preferências, oferecendo buscas mais detalhadas e sugestões que vão além de critérios comuns, como altura ou escolaridade.
Ele também permite que o usuário cadastre descrições mais específicas, como “encontre uma garota em Campinas que trabalhe na área de tecnologia”. O assistente também dá ideias criativas para encontros e ajuda a melhorar as informações do perfil.
Leia mais:
- Tinder lança novos modos para turbinar encontros
- Meta entra na mira do governo de Singapura por golpes
- Facebook e Instagram são proibidos de permitir crianças influencers sem autorização judicial

Já o Meet Cute é um recurso para quem está cansado de navegar entre perfis. Ele combina automaticamente o usuário com um par surpresa, usando o algoritmo de correspondência do Facebook Dating. O match aparece semanalmente, e a pessoa pode escolher iniciar uma conversa ou simplesmente passar para o próximo perfil.
O objetivo é reduzir a indecisão típica dos encontros online e tornar a experiência mais dinâmica e divertida, com a possibilidade de ajustes na frequência dos matches no futuro.
Os novos recursos estão sendo implementados gradualmente nos Estados Unidos e Canadá, mas devem ser disponibilizados nos próximos meses para todos os usuários.
Valdir Antonelli é jornalista com especialização em marketing digital e consumo.