Com novo sistema operacional, usuários podem agora identificar problemas com carregadores; veja dicas que a própria maçã deu
Com o tempo, é natural que os seus eletrônicos comecem a demorar mais para carregar. Funciona assim com smartwatches, com celulares e até mesmo com aquelas maquininhas de fazer a barba.
No geral, os usuários nunca sabem qual é a origem desse problema. Será que é mesmo o tempo de uso? A bateria está velha? Ou será que a falha está no carregador? A Apple parece ter encontrado uma resposta para essas dúvidas.
Com seu novo sistema operacional, o iOS 18 (que passou a se chamar 26), a maçã introduziu um aviso de “Carregador Lento” para usuários de iPhone que buscam diagnosticar ou melhorar a velocidade de carregamento. Agora, o mesmo aviso está chegando ao watchOS 26.
Leia mais
- 5 eletrônicos úteis que fazem diferença no dia a dia
- Apple Watch ajuda paciente a identificar câncer raro no sangue
- Quer saber sua pontuação de sono? Apple Watch leva novidade a modelos antigos
A própria big tech divulgou uma nova página de suporte esta semana com detalhes sobre as velocidades de carregamento dos seus Apple Watches. E o Olhar Digital mostra agora para você!
Dicas de carregamento para o seu Apple Watch
- Com o watchOS 26, é possível visualizar informações sobre sua experiência de carregamento selecionando as opções Ajustes > Bateria.
- Se houver algum problema, a pequena tela vai exibir o aviso de “Slow Charger” – ou “Carregador Lento”.

- Vale destacar que isso não significa necessariamente que haja algo errado com o seu Apple Watch ou com o carregador.
- O obstáculo para um desempenho melhor pode estar na fonte de carregamento.
- E é aqui que a Apple dá dicas sobre como aperfeiçoar sua experiência.
- A primeira delas é que você deverá usar um carregador e um cabo USB-C de maior potência.
- E a fonte de energia deve ser dedicada, ou seja, nada de usar o cabo diretamente do seu notebook (o ideal é que você conecte o carregador numa tomada).
- A big tech também afirma que os usuários devem utilizar produtos originais da marca e faz um alerta sobre condições climáticas.
- De acordo com a empresa, carregar o seu relógio em ambientes muito quentes ou muito frios pode prejudicar o desempenho do dispositivo.

As novidades do watchOS 26
O watchOS 26 vai muito além desses avisos sobre carregamento e o novo visual do polêmico Liquid Glass. A atualização traz também algumas funcionalidades inéditas, como um gesto de punho para controlar alertas e a chegada do app Notas ao pulso.
No caso, a novidade permite silenciar timers, chamadas e notificações apenas girando o punho para fora. Esse movimento substitui o antigo gesto de pinça com dois dedos, oferecendo uma forma mais intuitiva de interagir com o relógio.
O watchOS 26 também expande os recursos de saúde do Apple Watch, que agora traz notificações sobre hipertensão, por exemplo.

Lembrando que o novo sistema operacional já está disponível para diversos modelos, incluindo o Apple Watch Series 6 a 11, a segunda e terceira geração do Apple Watch SE e todos os modelos da linha Ultra.
Você pode ler mais sobre as novidades neste outro texto do Olhar Digital.
As informações são do 9to5Mac.
Colaboração para o Olhar Digital
Roberto (Bob) Furuya é formado em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atua na área desde 2010. Passou pelas redações da Jovem Pan e da BandNews FM.