Tudo sobre Aplicativos
Tudo sobre Apple
Tudo sobre Inteligência Artificial
Desenvolvedores estão explorando modelos de IA locais da Apple desde o lançamento do programa Foundation Models, que dá acesso direto ao modelo de base de linguagem no dispositivo — cerne do Apple Intelligence. Com essa estrutura, não é preciso se preocupar com custos de inferência.
Agora, com o lançamento do iOS 26 para o público geral, desenvolvedores atualizam seus aplicativos para incluir recursos gerados por modelos locais de IA da Apple. Muitos deles utilizaram a tecnologia de geração guiada ou chamada de ferramentas, que permite a interação do modelo com o código externo para buscar informações atualizadas.
Recursos locais são particularmente úteis na longevidade dos aplicativos, já que não dependem da introdução de grandes mudanças no fluxo de trabalho, como visto em modelos maiores da OpenAI, Anthropic, Google ou Meta. Abaixo, você verá uma lista elaborada pelo site TechCrunch com as principais novidades lançadas até agora.

Lil Artist
O aplicativo foi criado para oferecer atividades desenvolvidas por educadores para crianças de 2 a 7 anos, transformando o tempo de tela em momentos de aprendizado — seja desenhando o alfabeto, resolvendo quebra-cabeças de lógica ou explorando bandeiras de países. Com a atualização do iOS 26, o aplicativo passou a gerar histórias com IA: basta ao usuário selecionar um personagem e tema.
MoneyCoach
O aplicativo ajuda a criar hábitos financeiros saudáveis que reduzem o estresse financeiro, aumentam o conhecimento na área e desenvolvem habilidades financeiras. Novos recursos mostram insights sobre os gastos do usuário; por exemplo, se gastou mais do que a média em compras de supermercado naquela semana específica.
LookUp
O aplicativo combina um dicionário de inglês fornecido pelo Oxford English Dictionary com ferramentas de construção de vocabulário, com tradução para mais de 20 idiomas. Há suporte para sinônimos, pronúncias em áudio, frases de exemplo, notas de uso e imagens. Os novos recursos focam na interação, solicitando a criação de exemplos correspondentes a uma palavra ou a explicação do uso da palavra em uma frase.
Leia Mais:
- Não gostou do visual do iOS 26? Saiba como mudar
- Seu iPhone começou a travar após a atualização para o iOS 26? Veja o que fazer
- Apple amplia produção do iPhone 17 após alta demanda inicial
Tasks
O aplicativo usa modelos para detectar uma tarefa recorrente e agendá-la adequadamente, além de sugerir tags e ordenar documentos por comando de voz. A ferramenta é útil para monitorar quando você está realmente fazendo algo, permitindo que você marque a tarefa de acordo com suas necessidades e definindo a prioridade de compromissos individuais.
Day One
Com mais de 15 milhões de downloads, o aplicativo reinventou a forma de registrar diários, permitindo a inclusão de áudios, vídeos, fotos e notas. Os modelos locais de IA agora sugerem títulos para as postagens e geram lembretes com incentivos ao usuário para se aprofundar em determinados pontos já redigidos.
Crouton
O aplicativo de receitas usa a IA da Apple para dividir um bloco de texto em etapas fáceis de seguir para cozinhar, sugerir tags e atribuir nomes aos temporizadores. A plataforma reúne informações de sites, livros de receitas e até bilhete escrito à mão (que pode ser digitalizado e salvo). A ferramenta também permite planejar refeições da semana, criar listas de compras e importar receitas a partir de fotos.
SignEasy
O aplicativo de assinatura digital usa o modelo local da Apple para analisar contratos e fornecer um resumo das informações com base na extração de pontos principais do documento. Todas as assinaturas no Signeasy são juridicamente vinculativas e contam com uma trilha de auditoria digital.