Juruá Informativo

Protesto contra PEC da Blindagem será realizado neste domingo em Rio Branco

A cidade de Rio Branco será cenário de uma manifestação pública neste domingo (21), a partir das 16h30, no espaço conhecido como Lago do Amor, em protesto contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 3/21, apelidada por críticos de “PEC da Blindagem”.

O ato faz parte de uma mobilização nacional, articulada por sindicatos, movimentos sociais, entidades de classe e coletivos que se posicionam contra o avanço da proposta no Congresso Nacional. Com o lema “Nas ruas e nas redes, derrotar esse Congresso inimigo do povo”, os organizadores pretendem alertar a população para os impactos que a aprovação da medida pode causar no enfrentamento à corrupção e à impunidade política.

A manifestação pública acontece neste domingo (21), a partir das 16h30, no Lago do Amor, em Rio Branco: Foto/ Reprodução

Na capital acreana, a ação conta com o engajamento da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Acre (ADufac), ligada ao Andes-Sindicato Nacional, além da presença de grupos estudantis e representantes de diversos setores da sociedade civil.

As organizações envolvidas alegam que a PEC enfraquece mecanismos de responsabilização de parlamentares, sobretudo aqueles envolvidos em atos antidemocráticos, crimes eleitorais e outras infrações penais. O principal ponto de crítica recai sobre a exigência de autorização do Congresso Nacional para que deputados e senadores possam ser investigados ou processados criminalmente. A proposta também prevê o aumento de garantias legais que limitariam ainda mais as possibilidades de prisão e abertura de inquéritos contra membros do Legislativo.

A aprovação do texto-base da PEC pela Câmara dos Deputados na última terça-feira (16) acendeu o alerta entre setores da sociedade civil, motivando uma onda de manifestações contrárias em várias cidades do país — entre elas, Rio Branco.

Sair da versão mobile