No domingo, dia 21 de setembro, acontece mais um eclipse solar parcial que poderá ser visto da Terra. O fenômeno terá visibilidade em ilhas do Pacífico, leste da Austrália, algumas áreas da Antártida e parte da Nova Zelândia. Ele ocorre porque a Lua passará entre o Sol e a Terra, deixando os três corpos celestes quase alinhados, bloqueando parte dos raios solares e escurecendo o céu durante alguns minutos.
Vale destacar que o eclipse solar parcial ocorre em fases:
- Inicial: momento no qual a Lua inicia a movimentação sobre o disco solar.
- Máximo: quando a Lua consegue ocupar a maior parte do Sol, dando o aspecto de uma foice no céu.
- Final: a Lua vai saindo da frente do Sol.

Tendo isso em mente, saiba que no horário de Brasília, o eclipse entra na fase inicial às 14h29. Já a segunda fase começa às 16h41, encerrando-se às 18h53, o que totaliza quatro horas.
Leia mais:
- Eclipse e Lua ‘Amassada’ nas Imagens Astronômicas da Semana
- Eclipse solar de setembro: quais as diferenças entre este e o de março
- Por que a Lua está “amassada” nesta foto feita no espaço?
Em relação ao eclipse anterior, que aconteceu em março, esse será mais tarde e também terá uma maior duração. Na data passada, o fenômeno começou às 5h50 da madrugada e chegou à fase final às 9h43, levando 3 horas e 53 minutos para a conclusão. Agora, a estimativa é que o eclipse tenha 4 horas e 24 minutos de duração, sendo 31 minutos a mais do que o primeiro.
Vale destacar ainda que a duração do fenômeno varia de acordo com a região, podendo ser um pouco maior ou menor conforme a posição geográfica do lugar e o movimento da Terra.
Outro ponto relevante é que, devido ao fuso horário, os moradores da Nova Zelândia vão visualizar o fenômeno no nascer do sol do dia 22 de setembro. Isso é muito raro e também um acontecimento marcante.
Não será possível visualizar o fenômeno no Brasil. Aliás, de acordo com a The Sky, uma plataforma que rastreia fenômenos no Sistema Solar e consegue prever eclipses, os próximos eclipses solares parciais visíveis no país devem acontecer em 6 de fevereiro de 2027, 26 de janeiro de 2028 e 20 de março de 2034.
Porém, quem estiver interessado em assistir ao evento do próximo domingo, saiba que há diversas transmissões nas redes sociais e sites especializados, como o canal The Timeanddate.com no YouTube.