Ícone do site Juruá Informativo

Lula conversa com Sabino nesta sexta após ultimato do União Brasil

Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai se reunir com o ministro do Turismo, Celso Sabino (União-PA), nesta sexta-feira (19/9), para definir o futuro do titular da pasta no governo. O encontro vai ocorrer no Palácio da Alvorada, um dia após o União Brasil dar um ultimato e exigir que todos os filiados deixem seus cargos no Executivo no prazo de 24 horas.

A decisão da sigla ocorreu depois que o Metrópoles apontou, na coluna da coluna de Andreza Matais, que o nome do presidente da sigla, Antonio Rueda, teria aparecido nas investigações da Operação Carbono Oculto, que investiga a infiltração da facção criminosa Primeiro Comando Vermelho (PCC) nos setores financeiro e de combustíveis. Rueda nega as acusações.

Em nota, a Executiva Nacional do União sugeriu que o governo Lula influenciou a publicação de reportagens contra a principal liderança da sigla.

Os outros dois ministros ligados ao União Brasil que ocupam cargos são considerados da cota pessoal do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). São eles: Frederico de Siqueira (Comunicações) e Waldez Góes (Integração).

Sabino é o principal afetado pelo rompimento do União, uma vez que está diretamente envolvido na organização da 30º Conferência das Partes (COP30), que será realizada em novembro, em Belém (PA).

Sair da versão mobile