No total, são 29 ferramentas de pedra, incluindo lâminas e pontas destinadas à caça, esfolamento, abate e corte de madeira
A análise do que parecer ser um kit de ferramentas antigo revela informações valiosas sobre como os humanos caçavam há cerca de 30 mil anos. No total, são 29 artefatos, incluindo lâminas e pontas destinadas à caça, esfolamento, abate e corte de madeira.
Este conjunto de materiais feitos de pedra foi encontrado nas montanhas Pavlovské vrchy, no sudeste da República Tcheca. Os objetos estavam dentro de uma espécie de bolsa de couro bastante deteriorada pelo tempo.

Objetos pertenciam a um caçador-coletor
- Esta descoberta aconteceu em 2021.
- Desde então, pesquisadores vêm analisando as ferramentas.
- Eles acreditam que este era o kit de ferramentas de um caçador-coletor da época.
- A datação dos materiais é de cerca de 29.550 a 30.250 anos atrás.
- No local, também foram encontrados ossos de cavalo e rena.
Leia mais
- Humanos já usam armas com projéteis há 300 mil anos
- Flechas venenosas teriam sido usadas há mais de 50 mil anos
- Primeira ponta de lança de osso de Neandertal esconde um segredo

Peças eram reaproveitadas
Em estudo publicado no Journal of Paleolithic Archaeology, os pesquisadores afirmam que as ferramentas apresentam sinais de uso significativo. A maioria das lâminas estava desgastada pelo corte e raspagem de ossos, madeira e peles. Além disso, algumas das pontas tinham fraturas ou traços microscópicos de impacto, e uma aparentemente havia sido usada como ponta de uma lança ou flecha.
O trabalho ainda revelou que várias das peças foram recicladas de ferramentas mais antigas e diferentes, sugerindo que encontrar uma boa pedra para caça não era uma tarefa fácil. Em outras palavras, o caçador não desperdiçava os recursos disponíveis.

Por fim, a análise indicou que dois terços das ferramentas foram feitas de pedras de sílex de depósitos glaciais encontradas pelo menos 130 quilômetros ao norte. Os outros objetos poderiam ter vindo do oeste da Eslováquia, cerca de 100 quilômetros a sudeste. Ainda não se sabe se o próprio caçador viajou até os locais ou se conseguiu os materiais a partir de trocas.
Colaboração para o Olhar Digital
Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.