Mudanças no sabor parecem contribuir para maior saciedade, mas não se relacionam diretamente à redução de peso

(Imagem: oleschwander/Shutterstock)

Medicamentos usados para controle de peso, como Ozempic, Wegovy e Mounjaro, podem tornar os alimentos mais doces ou salgados aos olhos de quem os utiliza — e isso pode ajudar a reduzir o apetite.

A conclusão é de uma pesquisa apresentada na Reunião Anual da Associação Europeia para o Estudo do Diabetes (EASD), em Viena, e publicada na Diabetes, Obesity and Metabolism.

Canetas dos medicamentos Ozempic Mounjaro e WeGovy
Estudo indica que mudanças no paladar podem ajudar médicos a personalizar acompanhamento e estratégias de perda de peso (Imagem: KK Stock/Shutterstock)

Descobertas do estudo

  • O estudo entrevistou 411 pessoas com sobrepeso ou obesidade em uso de um desses medicamentos por pelo menos três meses.
  • Cerca de 21% disseram perceber os alimentos mais doces e 22% mais salgados do que antes do tratamento.
  • Essa alteração sensorial esteve associada a maior saciedade e menor fome, segundo os autores.
  • Mais da metade dos participantes (58%) relatou sentir menos apetite, e quase dois terços (63%) disseram ficar satisfeitos mais rapidamente.
  • Entre os usuários do Mounjaro, 41% relataram forte queda no desejo de comer, contra 34% entre os usuários de Wegovy e 30% entre os que tomavam Ozempic.
Alteração no paladar é efeito observado em usuários de medicamentos para emagrecimento (Imagem: Nicoleta Ionescu/Shutterstock)

Leia mais

Terapias para comportamento alimentar

Segundo o professor Othmar Moser, líder do estudo, as terapias à base de incretina “atuam também nas papilas gustativas e nas áreas do cérebro que processam o paladar”, o que pode influenciar escolhas alimentares.

No entanto, os pesquisadores não encontraram relação direta entre as mudanças de paladar e a redução do IMC, indicando que a perda de peso envolve múltiplos fatores, como metabolismo, dieta e atividade física.

ozempic mounjaro
Remédios para tratar obesidade podem tornar alimentos mais doces ou salgados (Imagem: oleschwander/Shutterstock)

Leandro Costa Criscuolo

Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.