Olhar Digital > Pro > IA deve impulsionar o comércio global, diz relatório da OMC
Ao mesmo tempo, o documento alerta que, sem investimentos direcionados e políticas inclusivas, a IA pode aprofundar as divisões existentes
Tudo sobre Inteligência Artificial
A inteligência artificial pode aumentar o valor do comércio de bens e serviços em quase 40% até 2040. A projeção faz parte de um relatório divulgado nesta quarta-feira (17) pela Organização Mundial do Comércio (OMC).
Segundo o documento, a ferramenta possibilitaria custos comerciais mais baixos e maior produtividade, o que elevaria o PIB global entre 12 e 13% no período. No entanto, a IA também podem exacerbar as divisões econômicas.

Potencial de reduzir os custos e aumentar a produtividade
- O levantamento reconhece que estamos vivendo um momento de turbulência no sistema de comércio mundial.
- E destaca as várias preocupações relacionadas com as tarifas econômicas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
- Por outro lado, destaca que a IA está remodelando o futuro da economia global e do comércio internacional, com o potencial de reduzir os custos comerciais e aumentar a produtividade.
- Isso significa que a tecnologia pode ajudar na redução dos custos de logística, beneficiando particularmente pequenos produtores e varejistas.
- Ainda segundo o relatório, esses avanços podem ajudar a aumentar o crescimento das exportações em países de baixa renda em até 11%, desde que acompanhados de uma melhora na infraestrutura digital.
- As informações são da Reuters.
Leia mais
- Vagas de emprego que exigem IA quadruplicaram no Brasil
- Visa quer que IA faça compras com o seu cartão
- O que significa a investigação contra chatbots de IA para proteger adolescentes?

Os riscos da IA para o comércio global
Ao mesmo tempo, o documento alerta que, sem investimentos direcionados e políticas inclusivas, a IA pode aprofundar as divisões existentes. “Os efeitos do desenvolvimento e implantação da inteligência artificial estão levantando preocupações de que muitos trabalhadores, e até economias inteiras, possam ser deixados para trás”, aponta o relatório.
A IA pode derrubar os mercados de trabalho, transformando alguns empregos e substituindo outros. Gerenciar essas mudanças exige investimento em políticas domésticas para melhorar a educação, as habilidades, a reciclagem e as redes de segurança social.
Ngozi Okonjo-Iweala, diretora-geral da OMC

Para garantir que os benefícios dessa revolução tecnológica sejam amplamente compartilhados, é necessário garantir a manutenção do comércio previsível apoiado pelas regras da OMC. Além de tarifas mais baixas sobre matérias-primas essenciais para tecnologias, incluindo semicondutores.
Colaboração para o Olhar Digital
Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.