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Honda lança mini elétrico com preço acessível e característica única

Honda lança mini elétrico com preço acessível e característica única

Nós já falamos sobre os kei cars aqui no Olhar Digital. São modelos ultra compactos que fazem bastante sucesso no Japão. Se no Brasil, a preferência hoje é pelos SUVs, no país oriental o público gosta mesmo é dessas pequenas caixinhas de fósforo.

E esse gosto tem uma série de explicações. Há, claro, a questão cultural, mas também existem isenções fiscais e licenciamento facilitado para esse tipo de veículo. E eles funcionam extremamente bem para cidades com muita gente e pouco espaço. E são fáceis de estacionar!

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O atual líder de vendas entre os carros elétricos no Japão é justamente um kei car: o Nissan Sakura. O reinado dele, no entanto, parece com os dias contados.

Outra gigante do setor, a Honda, acaba de lançar um concorrente direto para o Sakura. E a montadora apostou num de seus modelos mais tradicionais. O Honda N-One existe há mais de 10 anos e sempre figura na lista de veículos mais vendidos do país.

O carro agora está disponível em uma versão e (de elétrica), com ótimas especificações técnicas e algumas características que o tornam único.

Pequeno, mas poderoso

Ok, não dá para esparramar as pernas, mas o modelo tem um bom espaço interno para um kei car – Imagem: Reprodução/Honda
O painel é simples, porém extremamente funcional – Imagem: Divulgação/Honda

E o preço?

A Honda leva ao mercado japonês duas opções principais. O modelo básico, que não suporta carregamento rápido e não possui tela sensível ao toque, sai a partir de JPY 2.699.400 (o que equivale a US$ 18.280). Fazendo a conversão, estamos falando de um EV que custa cerca de R$ 97 mil.

Já a versão premium, que tem até rodas de alumínio, sai a JPY 3.198.800 (aproximadamente US$ 21.660, ou R$ 115 mil).

Como dissemos acima, a Honda projetou o modelo especificamente para o mercado japonês e não há informações sobre o envio a outros países – o que é uma pena.

Os kei cars têm se mostrado, nas últimas décadas, uma solução de mobilidade bastante interessante por lá. Eles representam também uma espécie de atalho à eletrificação, pois, no geral, são carros mais baratos de serem feitos.

Esse é o antigo Honda N-Box movido a combustível (a novidade agora é a sua nova versão elétrica) – Imagem: Honda/Divulgação

Hoje, 40% de todos os veículos novos produzidos no Japão são kei cars. Uma fatia expressiva e que ajudaria a atenuar o problema do trânsito em várias metrópoles do mundo todo. Inclusive na sua.

As informações são do New Atlas.

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