Fumaça encobre região de divisa do Amazonas com o Acre e qualidade do ar chega a nível crítico

Aplicativo Selva registrou níveis críticos de poluição na capital amazonense

A manhã desta quarta-feira (17) começou com uma densa camada de fumaça encobrindo o bairro Cidade de Deus, na zona leste de Manaus. A situação comprometeu a qualidade do ar, que atingiu níveis críticos de poluição, segundo dados do aplicativo Selva, ferramenta que monitora em tempo real as condições atmosféricas na região.

Aplicativo Selva registrou níveis críticos de poluição na capital amazonense/Foto: Ilustrativa

O cenário representa risco elevado principalmente para crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias e cardíacas. Esses grupos podem apresentar sintomas como tosse seca, irritação nos olhos e sensação de cansaço devido à baixa qualidade do ar.

Além de Manaus, outros 18 municípios do Amazonas também registraram qualidade do ar considerada moderada. Entre eles estão Apuí, Borba, Nova Olinda do Norte, Autazes, Silves, Presidente Figueiredo, Urucará, Manaquiri, Beruri, Coari, Tefé, Jutaí, Santo Antônio do Içá, Tabatinga, Lábrea, Boca do Acre, Eirunepé e Envira.

As autoridades de saúde recomendam a utilização de máscaras de proteção, especialmente por pessoas dos grupos de risco, além do acompanhamento de alertas e previsões meteorológicas emitidos por órgãos oficiais. Também é orientado, quando possível e seguro, considerar o deslocamento para áreas menos impactadas pela fumaça.

*Com informações de D24am