A partir do próximo sábado, dia 20, a ferramenta da Defesa Civil que distribui alertas de perigo para a população vai passar a funcionar no norte do país. A demonstração do sistema será feita para 28 municípios dos sete estados da região.
Segundo o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, as defesas civis estaduais vão enviar os alertas para as cidades selecionadas após comando do ministro Waldez, que estará no estado do Amapá.
A ferramenta chamada de Defesa Civil Alerta usa rede de telefonia celular para enviar mensagens de texto e avisos sonoros a celulares em áreas de risco iminente.
Em caso de ameaça, os alertas aparecem destacados na tela dos aparelhos, mesmo no modo silencioso. O alcance do serviço depende da cobertura de telefonia móvel e da compatibilidade dos dispositivos com as redes 4G ou 5G.
Outros canais de comunicação, como TV por assinatura, WhatsApp e Telegram, continuam funcionando normalmente. Além disso, não é preciso fazer cadastro nem pagamento para receber os avisos, como explicou o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, quando o serviço chegou ao nordeste brasileiro.
Dados mostram que a ferramenta Defesa Civil Alerta foi utilizada 433 vezes, desde o fim do ano passado, quando começou a ser implementada. Entre os avisos, 362 foram de alertas severos, 56 alertas extremos, e 15 alertas de demonstração, que servem para treinar a população.
Ainda de acordo com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, os estados com o maior número de alertas foram São Paulo e Santa Catarina, ambos com 160 avisos e Minas Gerais com 40. Os principais riscos comunicados foram de chuvas intensas, tempestades, deslizamentos de terra e inundações.
A próxima região a receber o Defesa Civil Alerta será o centro-oeste, na semana que vem.
*Com supervisão de Bianca Paiva