“WhatsApp sem internet”: conheça o Bitchat, app que ganhou força nos protestos do Nepal

WhatsApp Logo

Tudo sobre WhatsApp

Um aplicativo de mensagens que não requer internet para funcionar. Essa é a proposta do Bitchat, plataforma criada por um dos fundadores do Twitter (atual X), Jack Dorsey, e que tem ganhado popularidade no Nepal após o bloqueio de redes sociais pelo governo — levando à renúncia do primeiro-ministro KP Sharma Oli.

No início do mês, como relatamos aqui no Olhar Digital, o Ministério da Comunicação e Tecnologia da Informação nepalês restringiu o acesso a 26 mídias sociais alegando falta de representação legal no país, incluindo Facebook, Instagram e X. E, nessa onda de proibições, uma rede se tornou alternativa entre os mais jovens: o Bitchat.

bitchat app store
Bitchat quer que você use um app de mensagens sem depender de internet (Imagem: Reprodução)

“Converse com pessoas ao seu redor. Não precisa do número de telefone ou e-mail deles. O sidegroupchat para qualquer função. Usa malha bluetooth, não precisa de internet. Transmite mensagens para ir mais longe! Mensagens privadas criptografada”, informa a descrição do aplicativo na App Store. Usuários do Android podem baixar o aplicativo na Play Store.

Criando teias

  • Ao contrário de outros serviços de mensagens, como WhatsApp, o Bitchat não requer dados móveis para ser usado. O aplicativo funciona via Bluetooth;
  • Por isso, os usuários devem estar por perto para se comunicar, já que há uma limitação de alcance;
  • É uma opção para locais onde a conexão tradicional é instável, como transporte público, ou quando redes estão sobrecarregadas em grandes eventos, por exemplo;
  • Em média, a distância para conectividade Bluetooth é de 100 metros, mas é possível enviar mensagens em trajetos mais longos se houver pontos de conexão suficientes ao longo do caminho, como explica uma reportagem do site TechTarget;
  • A mensagem criptografada é enviada para um dispositivo, depois encaminhada para outro dispositivo e assim segue até chegar no destinatário desejado, onde é descriptografada e lida;
  • É literalmente uma rede de conexão, mas todos os usuários envolvidos devem ter o aplicativo baixado e o Bluetooth ligado para garantir o envio e a entrega da mensagem;
  • Essa “teia” é conhecida como clusters Bluetooth ou malha Bluetooth. O sinal pode ser desativado a qualquer momento, mas isso, claro, impede o recebimento da mensagem.
bluetooth
Em média, a distância para conectividade Bluetooth é de 100 metros (Imagem: Ilham Firdaus Yusuf/Shutterstock)

Leia mais:

Bitchat é experiência “diferentona”

O Bitchat não exige login, basta criar uma conta com o nome que será exibido em canais públicos ou conversas privadas. Não há suporte para imagem e áudio, apenas textos. E todos são criptografados, garantindo que apenas o remetente e o destinatário tenham acesso ao conteúdo enviado. Aliás, há um recurso de “modo pânico”, que exclui todas as mensagens de bate-papos privados de forma imediata.

Pelas análises iniciais, o aplicativo apresenta muitos recursos de aplicativos de mensagens seguros, como uma infraestrutura de servidor descentralizada, não compartilhamento de informações de identificação pessoal (PII, na sigla em inglês), criptografia de ponta a ponta e um recurso de exclusão automática, informa a reportagem. No entanto, o aplicativo ainda não passou por testes de segurança interna e pode apresentar vulnerabilidades ainda desconhecidas.

bitchat
Dorsey já anunciou que pretende adicionar conexão por Wi-Fi Direct (Imagem: Ilham Firdaus Yusuf/Shutterstock)

Entre os usuários, a interface simples parece ser um ponto positivo, mas já há quem defenda a adição de novos recursos, incluindo suporte de áudio e imagem. Dorsey já anunciou que pretende adicionar conexão por Wi-Fi Direct, que não requer um roteador ou ponto de acesso. Mas, por enquanto, isso é apenas uma promessa.

O Bitchat, aliás, não é o único aplicativo que opera por Bluetooth. Seu maior concorrente é o Bridgefy, uma plataforma gratuita que funciona sem internet e utiliza a mesma conexão em nó para encaminhar mensagens a mais de 100 metros. A rede se popularizou entre organizadores de manifestações e em situações de desastre natural onde redes de internet são danificadas, acumulando mais de 12 milhões de usuários.