Serviço começa com motoristas humanos a bordo e levando funcionários, mas deve se expandir para passageiros nos próximos meses

Imagem: Ceri Breeze/Shutterstock

A Waymo, empresa de veículos autônomos da Alphabet, recebeu sinal verde para iniciar testes de seus robotáxis no Aeroporto Internacional de São Francisco. O anúncio foi feito nesta terça-feira (16) pelo prefeito da cidade, Daniel Lurie, e pela própria empresa.

Segundo o porta-voz Chris Bonelli, os testes começarão em parceria com o aeroporto e de forma gradual, inicialmente transportando apenas funcionários e com motoristas humanos a bordo, prontos para assumir o controle se necessário.

A expectativa é que, em uma fase posterior, o serviço seja aberto ao público e funcione como um aplicativo de transporte totalmente autônomo.

Waymo Robotaxi
Aeroporto de São Francisco será o próximo passo na expansão da frota autônoma da empresa da Alphabet (Imagem: hapabapa/iStock)

Waymo já opera em diversas cidades nos EUA

A Waymo já oferece robotáxis em San Mateo, São Francisco, Phoenix, Los Angeles, Austin e Atlanta, e recentemente recebeu autorização para operar no Aeroporto San Jose Mineta. A empresa também já tem experiência em operações em aeroportos, como o Phoenix Sky Harbor, onde atua desde 2022.

Leia Mais:

waymo
Robotáxis da Waymo já operam em várias regiões, e agora ganharam aprovação para testes em mais um local – Imagem: Iv-olga / Shutterstock

Enquanto isso, a Tesla também está testando robotáxis em Austin, com supervisores humanos, e negocia a entrada em aeroportos da Bay Area. No entanto, a empresa de Elon Musk ainda não possui autorização para operar transporte autônomo sem motoristas na região.

Testes da Waymo em Nova York

  • A Waymo também vai rodar seus robotáxis na Nova York, a maior cidade dos Estados Unidos por habitantes.
  • A empresa terá permissão para testar até oito veículos autônomos em Manhattan e no centro do Brooklyn até o final de setembro.
  • Após esse período, a Waymo poderá solicitar uma extensão do período de testes. Leia mais aqui.
waymo
Testes fazem parte da estratégia da empresa para transformar robotáxis em alternativa real ao transporte por aplicativo – Imagem: Sundry Photography/Shutterstock

Leandro Costa Criscuolo

Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.