Olhar Digital > Pro > Óculos inteligentes da Meta chegam ao mercado, mas com valor elevado

Chamado de “Celeste”, preço de US$ 800 e design robusto indicam que o produto pode vencer pouco, dizem analistas

Imagem: Ahyan Stock Studios/Shutterstock

A Meta deve apresentar nesta quarta-feira (17), em seu evento anual Connect, seus primeiros óculos inteligentes com tela integrada voltados para o consumidor. As informações são da Reuters.

O dispositivo, que chegará ao mercado com o nome “Celeste” e preço estimado em US$ 800, exibirá notificações em um pequeno visor na lente direita.

O lançamento faz parte da tentativa da empresa de se manter competitiva na corrida da inteligência artificial, onde disputa espaço com rivais como OpenAI e Google.

Analistas, porém, alertam que o preço elevado pode desestimular compradores. “Os volumes serão bem baixos”, disse Jitesh Ubrani, da IDC, que estima vendas de apenas algumas centenas de milhares de unidades.

oculos meta
Novo modelo “Celeste” será revelado no evento Connect, mas preço alto pode limitar as vendas (Imagem: Ahyan Stock Studios/Shutterstock)

Leia Mais:

Investimento bilionário e críticas

  • Mark Zuckerberg já investiu mais de US$ 60 bilhões desde 2020 em realidade aumentada e vê os óculos inteligentes como o principal caminho para integrar IA avançada à vida cotidiana.
  • A Meta espera lançar o modelo mais sofisticado, o “Orion”, em 2027. Apesar dos avanços tecnológicos, a empresa enfrenta pressões sobre segurança infantil.
  • Denunciantes acusam a Meta de priorizar lucro em detrimento de investigações sobre riscos a crianças em realidade virtual, e de permitir que seus chatbots mantivessem conversas inadequadas com menores.
Meta quer liderar corrida da IA com novos óculos e pulseira de gestos (Imagem: Tero Vesalainen/Shutterstock)

Novidades além dos óculos

No Connect, a empresa também deve apresentar uma pulseira de controle por gestos e uma nova geração de óculos Ray-Ban, com bateria mais duradoura e novos recursos de IA.

A Meta pretende ainda liberar seu kit de software para desenvolvedores, incentivando a criação de aplicativos para o ecossistema.

Lançamento vem em meio a críticas à Meta sobre segurança infantil em suas plataformas (Imagem: PJ McDonnell/Shutterstock)

Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.