Olhar Digital > Pro > GPT-5 perde espaço no ecossistema da Microsoft, que favorece Anthropic
Modelo Claude Sonnet 4, da Anthropic, é priorizado em editor de código-fonte da Microsoft, desbancando a OpenAI
Tudo sobre Inteligência Artificial
Tudo sobre OpenAI
A Microsoft está lançando no Visual Studio Code um recurso de seleção automática de modelos de IA para o GitHub Copilot. A ferramenta escolherá o modelo ideal para cada tarefa, variando entre Claude Sonnet 4, GPT-5, GPT-5 mini e outros.
Ideal para o trabalho de desenvolvedores, o Visual Studio Code é um editor de código-fonte gratuito desenvolvido pela Microsoft.

Modelo da Anthropic como favorito
- Para usuários pagos, a empresa afirma que a experiência dependerá “principalmente do Claude Sonnet 4”, modelo da Anthropic.
- Fontes internas dizem que a Microsoft vem orientando seus próprios engenheiros a preferirem o Claude Sonnet 4 para desenvolvimento.
- “Com base em benchmarks internos, o Claude Sonnet 4 é o nosso modelo recomendado para o GitHub Copilot”, afirmou Julia Liuson, chefe da divisão de desenvolvedores, em e-mail de junho.
Leia mais:
- Usa o ChatGPT? Confira 6 dos melhores recursos gratuitos para todos os usuários
- Como usar o modo adulto no ChatGPT – entenda o que muda nas conversas com a IA
- Novos modelos de IA da Anthropic entram no radar da Microsoft

Investimentos e novos planos
Além da parceria com a Anthropic, a Microsoft está investindo no treinamento de seus próprios modelos, incluindo o MAI-1-preview, treinado em um cluster de 15 mil GPUs H100 — considerado pequeno para o setor.
A empresa também deve integrar modelos da Anthropic ao Microsoft 365 Copilot, após identificar que eles superam o GPT-5 em recursos para Excel e PowerPoint.
O movimento acontece após o anúncio de uma nova fase na parceria entre Microsoft e OpenAI, que pode preparar o terreno para uma futura IPO da OpenAI.

Colaboração para o Olhar Digital
Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.