Links de compra, anúncios dinâmicos e marcação por IA prometem novas formas de gerar receita através da plataforma de vídeos
O evento Made On YouTube, que celebra os “próximos 20 anos” da plataforma, trouxe novidades que podem transformar como criadores ganham dinheiro com seus vídeos.
O YouTube vai permitir que criadores insiram links diretos para produtos em vídeos e Shorts, ajudando espectadores a encontrar facilmente itens recomendados.
Outra novidade é a troca dinâmica de anúncios em vídeos longos, permitindo que os criadores substituam um patrocínio antigo por uma nova marca no futuro. Os testes começam em 2025, com lançamento previsto para 2026.

Inteligência artificial a serviço dos criadores
- Um sistema de marcação por IA será capaz de identificar e marcar automaticamente produtos mencionados em vídeos usando imagem, áudio e informações do criador.
- O recurso será lançado para criadores qualificados nos EUA no próximo ano.
- O YouTube também está testando a possibilidade de oferecer a “super fãs” produtos exclusivos de seus criadores favoritos. Ainda não há data para lançamento global.
Leia mais:
- 5 programas da TV que fazem mais sucesso no YouTube
- O que é YouTube TV e como funciona serviço de streaming
- YouTube lança qualidade de vídeo aprimorada para assinantes Premium

Outra novidade revelada no evento foi a chegada de uma variedade de novas ferramentas turbinadas por IA generativa que vão dar mais possibilidades para personalizar conteúdos no YouTube Shorts.
O plano da plataforma é tornar a produção de vídeos mais rápida, criativa e acessível. Leia mais sobre os novos recursos de IA que chegarão ao YouTube Shorts aqui.

Colaboração para o Olhar Digital
Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.